sexta-feira, 28 de junho de 2013

Novidades de Paris e um novo blog para minha lista


Acabei de buscar na casa do sogro da minha irmã novidades lá de Paris...

Minha irmã mandou esse livro sobre amamentação, um sobre massagem nos bebês e o tão esperado óleo de fígado de bacalhau.



Tomar sol para aumentar a vitamina D não está fazendo muito bem para a minha pele não! Com menos de duas semanas de sol sem protetor no corpo já estou com as costas e braços bronzeados... Mas um bronzeado meio feio e não aquele bonito quando passamos quilos de protetor solar... E rosto, coitado, já está com várias marquinhas mesmo eu usando o protetor 60! Talvez um chapéu ajudasse um pouco, mas definitivamente desisti de tomar sol (pelo menos por enquanto).

Buscando informações sobre o óleo de fígado de bacalhau na internet descobri o blog da Pat com informações maravilhosas sobre a minha busca e várias receitas... Me identifiquei muito com o blog. A Pat, assim como eu, faz caldo caseiro e se preocupa muito com alimentação e com a qualidade dos alimentos.

Ela tem um post que fala sobre os benefícios do óleo de fígado de bacalhau que além da grande quantidade de vitaminas A e D possui inúmeros outros benefícios... Resolvi partilhar um trechinho com vocês.

"Saúde infantil: Desde a concepção até a adolescência, o óleo de fígado de bacalhau fornece  às crianças muitos dos nutrientes que elas precisam para um desenvolvimento adequado. Mães que consomem óleo de fígado de bacalhau durante a gravidez e amamentação protegem suas crianças de doenças, ao mesmo tempo em que fornecem importantes nutrientes e ácidos graxos. Para crianças em desenvolvimento o óleo de fígado de bacalhau é especialmente importante para a saúde dos ossos e dentes, assim como para prevenir problemas como hiperatividade e síndrome do déficit de atenção." Trecho retirado do blog Crianças na cozinha,

ATENÇÃO... quem quiser tomar o óleo de fígado de bacalhau pesquise bem antes de comprar pois o ideal é não tomar um composto cheio de misturas e sim o óleo de fígado de bacalhau puro!  

Amei minhas outras encomendas! O livro sobre amamentação farei um resumo para colocar no blog assim que eu ler. Deve demorar um pouco... Não sei o que aconteceu mas estou empacada em "As etapas decisivas da infância - Françoise Dolto"

O livro sobre as massagem foi uma indicação da Dani. Fiz no baby de uma amiga querida uma massagem para gazes e intestino preso e resolveu bastante, o resultado veio imediatamente... Eu adoro massagens e acho que todo neném deve gostar também!





segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Poder dos Sucos


Recebi vários e-mails de pessoas perguntando sobre o suco de salsinha que escrevi no outro post. Algumas pessoas me pediram a receita, outras queriam saber os benefícios da salsinha e teve até gente comentando que a salsinha é boa para quem quer engravidar.

As pessoas que convivem comigo sabem minha paixão pelos sucos, mas quero aproveitar e contar como tudo começou. Desde de bebê minha mãe preparava suco de cenoura com beterraba na centrifuga para mim... Sempre gostei muito de sucos de frutas e vitaminas, mas tudo realmente começou em 2004 quando eu estava na sala de espera de um consultório e lá estava o livro que mudaria minha vida e minha saúde. O PODER DOS SUCOS DE JAY KORDICH!

Minha consulta demorou quase uma hora para começar e eu achei ótimo, quase devorei o livro! Saí dali e fui imediatamente comprar um livro daquele para mim e uma centrifuga, pois a da minha mãe já estava há muitos anos sem usar e eu nem sabia se a dela ainda funcionava...

Me lembro perfeitamente que a última vez que estive gripada foi em 2004, quando a Sabrina estava grávida da Pri (minha linda afilhada!!!) e veio me visitar no Brasil. Depois disso nunca mais... Os sucos naturais feito na centrifuga, sem água e sem açúcar têm tantas vitaminas que desde que me casei meu marido também nunca mais teve dor de garganta nem gripe!

Faço entre 2 ou 3 vezes na semana suco de centrifuga aqui em casa, nossos sabores preferidos são abacaxi e laranja com pimentão, sim pimentão vermelho ou amarelo e fica uma delícia... (Essa dica nem foi do livro, mas de uma cliente que eu tinha quando trabalhava em uma loja de biquínis)

Quando eu e o Luiz começamos a namorar ele tinha colesterol alto e pesquisei no livro se tinha algum suco que o ajudasse e foi aí que descobri a salsinha. O suco indicado para reduzir o colesterol é feito de maça, cenoura, gengibre e salsinha... o sabor é péssimo, principalmente para mim que não gosto de gengibre nem de salsinha, mas ele achava uma delícia e eu fazia sempre... O livro fala que a salsinha estimula a tireoide, então comecei a tomar o suco sem reclamar tanto... Depois eu comecei a misturar a salsinha com outras coisas como no suco de abacaxi.

No livro o autor ensina a fazer suco ou de frutas ou de verduras separadamente e fala que apenas a cenoura e a maça são alimentos coringas que podem ser misturados de qualquer maneira... Eu como não vi muita lógica para isso e adoro macarrão à bolonhesa (contrariando a teoria que proteína não combina bem com carboidratos) acabo misturando tudo...

Nossos sucos preferidos:

Na centrifuga
- Abacaxi - quando é orgânico lavo bem e retiro apenas a coroa, quando é comprado em supermercado lavo bem e tiro a casca. Não existe melhor remédio para a garganta que o abacaxi, mesmo quando já está arranhando é só comer muito abacaxi ou tomar o suco puro na centrifuga que a garganta melhora... às vezes faço abacaxi com hortelã, abacaxi com salsinha e quando está esfriando abacaxi com laranja, para fugir da gripe!

- Laranja com pimentão - No começo eu usava 05 laranja descascadas e 1/4 de pimentão vermelho (para 02 copos grandes), hoje uso 05 laranjas e 01 pimentão (amarelo ou vermelho). Às vezes coloco uma maça e um pouco de hortelã... fica delicioso

- Maça com cenoura - É o suco mais indicado pelo livro, mas como acho muito doce acabo não fazendo muito.

- Maça com beterraba - detesto beterraba, então é uma boa maneira para beber o que não como.

P.S. Se você encontrar melão orgânico não deixe de provar o suco com a casca e tudo, parece um mel!

No liquidificador
- Melancia - coloco um pouquinho de água para ajudar a bater e uma colherinha de açúcar mascavo. Depois é só coar e beber. É uma delícia, muito refrescante e acaba sendo o meu suco de domingo quando compro melancia no sábado.

- Limonada - depois que parei de tomar adoçante não faço muito pois é um suco que precisa de muita açúcar para ficar doce, mas é a única maneira do Luiz comer cara/inhame.  01 limão orgânico bem lavado partido em 04, meio cara/inhame sem casca (ou até 01 inteiro se ele for pequeno) 02 copos de água e 02 colheres de sopa de açúcar orgânico. É só bater, coar e beber.

ah... Amo suco de laranja exprimido na hora também, faço quase toda semana.

Como a quantidade de fruta no suco é grande nós tomamos sempre no café da manhã, assim temos o dia todo para gastar as calorias.

Quanto a salsinha ajudar a engravidar já ouvi falar no chá da raiz da salsinha em jejum e conheço inclusive quem já tenha engravidado assim!!! Tomara que eu não precise testar.

"... A presença abundante de clorofila no suco de salsinha metaboliza o oxigênio na circulação sanguínea, purificando-a, ao mesmo tempo que limpa os rins, o fígado e o trato urinário. Acalma distúrbios digestivos, uma vez que estimula a ação das enzimas digestivas, ativa os movimentos peristálticos e induz a evacuação. É excelente fonte de provitamina A (beta-caroteno), beneficiando os olhos, o sistema capilar, a glândula que produz a adrenalina e a tireoide. É, também, rica em potássio, enxofre, cálcio, magnésio e clorina. O suco de salsinha é "verde" e nunca deve ser tomado puro ou em quantidades maiores do que 60g." Trecho retirado do livro - O poder dos sucos.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

De óleo de fígado de bacalhau a geleia real

foto: www.imagenspravoces.com.br


No último post comentei o meu interesse pelo óleo de fígado de bacalhau, mas ao começar a minha procura percebi que seria quase impossível achar algum de boa qualidade aqui no Brasil...

Ao pedir para a minha irmã procurar para mim em Paris ela me falou da geleia real... Comentou que uma amiga que tinha acabado de ter neném tomou a geleia real diariamente na gravidez e que ela mesma tinha tomado por 10 dias e achou o resultado fantástico!!!

Claro que fiquei louca com a propaganda e google na geleia real... Fiquei fascinada com toda a propaganda...

Quase todos os sites davam a mesma informação, é um liquido produzido pela secreção granular das abelhas operárias jovens de poucos dias e serve com alimento ÚNICO para a abelha rainha, que vive até 05 anos enquanto as outra abelhas têm uma vida média de 03 meses... (Esses números variam um pouco de site a site, mas é basicamente isso!) São várias as promessas, mas o que me animou foi o relato da minha irmã que se sentiu bastante renovada quando tomou a geleia!!!

Segundo problema, encontrar a geleia aqui em BH em natura, pois como ela deve ser guardada refrigerada não teria com a minha irmã mandar para mim...

Depois de muito procurar meu marido me indicou um apiário que ele sabe que é bastante sério e lá fui eu... louca para começar a tomar a minha geleia real.

Estava parecendo uma criança que iria ganhar um SUPER presente.

Chegando na loja, não sei por que, resolvi querer conversar com o farmacêutico, acho que era para conseguir mais informações para colocar aqui no blog! Ele foi muito profissional e atencioso, depois de me falar que os benefícios eram inúmeros, blá,blá,blá... falou que a única restrição ao consumo era para pessoas   a s m á t i c a s . . .

Fiquei até murcha... como eu não poderia usufruir de tantos benefícios só por que uma vez a minha espirometria tinha acusado que eu tinha ASMA!!! Casualidade ou não, eu já tinha marcado uma consulta (infelizmente a médica só terá horário em AGOSTO) com a pneumologista pois tenho ouvido e lido coisas bem contraditórias sobre a asma e as gestantes....

Cheguei em casa como uma criança que teve um pirulito arrancado da boca e google nessa informação... Ao pesquisar o lado negativo da geleia real encontrei tudo, inclusive que gestantes não devem tomar.

SOCORRO!!! são muitas informações contraditórias ao mesmo tempo!

Em menos de 24 horas depois da visita à loja recebo o telefonema do farmacêutico me explicando por que o asmático não deve consumir a geleia real. Como eles a vendem em natura é possível que que haja traços de polén nela, e o polén pode causar alergia em quem já é alérgico (segundo ele, no asmático as alergias podem apresentar problemas piores...)

E agora? O que fazer???? Que especialista consultar??? QUERO TOMAR A GELEIA REAL E TER ESSA SENSAÇÃO DE REPOR TODAS AS MINHAS ENERGIAS QUE A SISTER TEVE!!!

Aproveitei para perguntar por que a gestante não poderia tomar a geleia e ele comentou que desconhece essa informação, mas que a única explicação que pode ser é pela mesma razão da gestante não poder comer mel (MAIS ESSA AGORA!!!)

Eu realmente sei que o mel não é indicado para crianças menores de 01 ano, mas gestante?

Pois bem, ainda vou pesquisar mais um pouco e amolar alguns médicos com minhas dúvidas até resolver se eu vou tomar a geleia real ou não, mas se alguém tiver alguma informação, POR FAVOR, compartilhe comigo!

domingo, 16 de junho de 2013

Consultando o endocrinologista


Essa semana fui ao endocrinologista mostrar os meus resultados de exame, como vocês já sabem o meu TSH está acima do normal... Isso significa que estou mais cansada que o normal (ainda bem que ele não falou mais preguiçosa) e, com certeza, acima do peso.
Essa foi a única parte boa da consulta, assim que eu regular o meu hormônio meu peso deve cair!

O médico me explicou que até a oitava semana na barriga o neném não tem a glândula da tireoide formada e precisa utilizar a da mãe. Conclusão: enquanto eu não normalizar o meu TSH não é indicado que eu engravide. O médico aumentou um pouco a dose do remédio que tomo há 07 anos e em 08 semanas faço novamente o exame, se der um valor normal (para uma futura gestante o ideal é estar no máximo 2,5 micro UI/ML) estou liberada para encomendar o bebê!

Desde que descobri que tinha tireoidite de Hashimoto, em 2006, uma doença autoimune que na maioria das vezes é genética (acho que a minha é porque tanto a minha avó materna como tia têm) tomo um suco de salsinha que li que era bom para controlar a tireoide. Em 07 anos nunca tinha tido que aumentar a dose do remédio. Coincidência ou não, foi parar de tomar o suco e precisar aumentar a dose do remédio... Segundo o médico não tem nada comprovado no suco de salsinha que estimule a tireoide, mas EU não tenho dúvidas, voltarei a tomar o horroroso delicioso suco... (É só tampar o nariz e beber como remédio. Vale o sacrifício!!!)

Perguntei a ele também sobre a vitamina D e consegui algumas informações adicionais:
Um adulto precisa de 25.000 UI/semana de vitamina D, cada gota do DePura tem 200 UI e cada meia hora de sol sem protetor solar tem 2.000 UI. Como estou tomando 08 gostas da vitamina tenho que tomar meia hora de sol por dia. Nada fácil nesses dias corridos e que nem sempre fazem sol!
Ele me aconselhou a tomar sol e ainda disse que aquelas dermatologistas de pele de porcelana tem os ossos de porcelana também, é só cair que quebra.

Andei pesquisando sobre o óleo de fígado de bacalhau e acho que quero tomar. Vou perguntar a opinião da geriatra e da ginecologista, depois escrevo aqui no blog.

Tirando a vitamina D e o TSH está tudo ótimo. Minha glicose está muito boa e essa é uma preocupação do endocrinologista pois na gravidez após os 30 o risco de uma diabetes é maior. Mas como não sou fã de doces acho que não terei problemas.

Semana que vem é a vez do ultrassom e assim vai a minha preparação.

P.S. Acho que o bebê está louco para chegar, várias pessoas já sonharam com ele

domingo, 9 de junho de 2013

Um pouco mais sobre a vitamina D

 

Depois de muito ler, pesquisar e ouvir algumas opiniões leigas e médicas sobre a vitamina D cheguei a algumas conclusões...

Para quem está com ela abaixo do ideal, ou seja, menos de 30 ng/mg é necessário tomar a vitamina. O ideal é que ela seja tomada diariamente, conforme indicação médica. Estou tomando a DePura, considerada uma das melhores aqui no Brasil e a dose ideal é de 1 a 1,5 gota a cada 10 kg de massa corporal. Repor a vitamina D apenas com o sol é praticamente impossível e contraindicado*, pois o sol adequado para reposição da vitamina é aquele entre 11:00 às 15:00. Exatamente o horário abominado pelos dermatologistas.

Para manutenção da vitamina o sol é um grande aliado e deve ser tomado diariamente com equilíbrio e cuidado! 15 a 30 minutos de sol por dia até às 10:00 ou após às 16:00, com protetor solar apenas no rosto e nas mãos. Assim é indicado também para os bebês... Se é bom para eles, com certeza é bom para nós!

Não queria fazer do Du (meu gato) garoto propaganda aqui do blog, mas ele é louco por sol e fica completamente mal humorado quando o tempo está fechado, então acabo concluindo que o sol também faz bem para o nosso estado de espírito, aquece e acalma a alma.

Confesso que me sinto um pouco à toa quando desço e fico 20 minutos deitada no sol, sendo que estou sempre cheia de coisas para fazer, mas aproveito esse tempo para relaxar um pouco, ou seja, tomar sol deve diminuir o stress também! Coloco o despertador para tocar e não precisar ficar agarrada ao relógio, dependendo da posição até leio um pouco. (Estou lendo "As etapas decisivas da infância" de Françoise Dolto, assim que terminar comentarei aqui no blog)

Segundo a minha cardiologista/geriatra a vitamina D é muito importante para as mulher no combate ao câncer de mama. O melhor é não arriscar, peça hoje ao seu médico para fazer o seu pedido de exame, pois é estimado que a população terrestre está com a vitamina D abaixo do ideal.

Seria essa uma das razões para tantos casos de câncer?

* é assim mesmo que escreve. Contraindicado é junto e sem hífen!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Gabrielle, nosso tesouro - por Sheila V. de Abreu Leal


"A notícia foi maravilhosa, no dia 12 de julho de 2012 descobrimos que teríamos um bebê.
Uma mistura de sentimentos tomou conta das nossas vidas. Eu chorei e ajoelhei agradecendo a Deus pela dádiva de poder ser mãe!! Meu marido chorou, deu risada, ficou assustado e muito, muito, muito feliz!!!!

Um ser humano de 7 milímetros tinha um coração batendo (um pontinho preto), batia a 180 por minuto... Estava com 08 semanas. Ficamos muito emocionados, foi de arrepiar... Só de lembrar meus olhos enchem de lágrimas novamente.. Realmente Deus é PERFEITO! Colocamos a mão na minha barriga e oramos a Deus pela oportunidade de podermos ser pais!!

Contamos para nossos pais e familiares de uma forma bem legal... Para cada um deles inventamos uma desculpa para que todos se reunissem na nossa casa, cada um que chegava ganhava uma fraldinha ou uma chupeta... E logo concluíram, estávamos GRÁVIDOS!

Foi inesquecível aquele dia. Depois que todos foram embora, vieram os questionamentos... Vamos dar conta de criar esse bebê? Teremos dinheiro? Como ficará nossa vida? Será que ela vai ser normal? E eu vou ter que ficar um pouco fora do consultório, como vou fazer com meus pacientes?
enfim, tudo tem sido muito melhor do que imaginávamos... e o melhor, estamos dando conta do recado! Confesso que não é fácil, mas cada sorriso dela é o suficiente para renovar nossas forças e começar um novo dia!



Desejamos uma menina desde o princípio, escolhemos o nome, (lemos muitos nomes... demos muitas risadas juntos...) escolhemos Gabrielle... e nenhum de menino. Todas as vezes que o Paulo falava com ela ele dizia:
"-Como está nossa bebê?"
Ainda era muito cedo para saber o sexo, mas eu havia lido que a formação acontecia entre a 8ª e a 10ª semana de gestação... Então já que Deus estava sendo tão bom, aproveitei e pedi uma princesa de olhos claros!!!"




segunda-feira, 3 de junho de 2013

Vitamina D

Acabei de chegar da minha consulta com a ginecologista e, conforme ela comentou, a vitamina D é mais importante do que imaginamos. Além de ser responsável pela absorção intestinal do cálcio, ela também é uma importante aliada ao combate ao câncer, devido o seu poder de regeneração celular.
Acho que vale a pena fazer um exame de sangue para checar se sua vitamina D está boa. Segundo a Dra., apenas a Pro-vitamina é adquirida com a alimentação, a vitamina mesmo é só através do sol ou por meio de suplementos. O ideal é manter o nível de vitamina D dentro do recomendado.



Estou tomando DePura, 08 gotas ao dia por 02 meses, quando irei repetir o exame. Pena que está chovendo agora pois quero aproveitar o sol ao máximo. Com protetor no rosto, é claro!!! Vale lembrar que os braços e pernas (se der o abdômen também) devem estar à mostra.

Em um site da internet li também que a falta da vitamina D para a gestante é ruim pois aumentam as chances de eclampsia e depressão pós-parto.

Uma outra recomendação para o público feminino é o uso de calcinhas 100% algodão, eu sei que é difícil de encontrar, mas vale a busca. São muitos os benefícios.

Aproveitei para tirar algumas dúvidas em relação ao parto. Mesmo fazendo a episiotomia é possível se ter um parto normal sem anestesia... Excelente!!! Essa é a minha meta, quanto mais natural melhor. A anestesia atrapalha um pouco o leite descer e faz com que algumas crianças acabem tomando no primeiro momento leite artificial.

Outra dúvida que eu tinha era quanto a pintar o cabelo durante a gestação e a resposta foi NÃO! A tintura contém chumbo e outros metais que são absorvidos pelo coro cabeludo e passados para o bebê, ou seja, vou ficar com a cabeça branca... Mas o mais importante é a saúde do baby.

Quinta tenho uma consulta com a minha geriatra/cardiologista para ver alguns outros exames que fiz e logo logo estarei liberada para encomendar o pequeno, ou a pequena!

P.S. A médica achou que estou com o peso ótimo!!!!

domingo, 2 de junho de 2013

Muito obrigada!

Eu encontrei, um amor perfeito,
Um tesouro escondido diante deste altar
Seu valor é maior que tudo, nada poderá se igualar

Te adorarei, com todo o meu ser
Quando estou mais perto de ti fortaleces o meu viver
Te exaltarei, com meu coração
Majestade estou aqui para te render meu amor
Minha gratidão

A quem irei se tua voz é vida
Tua presença é tão clara e tão forte como o sol
Sou feliz porque sei que vivo estás
Tudo que me resta é te amar

Te adorarei, com todo o meu ser
Quando estou mais perto de ti fortaleces o meu viver
Te exaltarei, com meu coração
Majestade estou aqui para te render meu amor
Minha gratidão

Levantarei minhas mãos
Minha adoração irá tocar no céu
Forte cantarei te adorarei
Pão da vida...

Te adorarei, com todo o meu ser
Quando estou mais perto de ti fortaleces o meu viver
Te exaltarei, com meu coração
Majestade estou aqui para te render meu amor
Minha gratidão
 
Letra da música Gratidão - Vida Reluz