quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sugestão - Um lindo presente


Semana passada eu e meu marido fomos padrinhos de crisma da minha querida prima - Ana Laura!

Eu tenho uma lista infinita de favoritos no computador, com vários tipos de temas e assuntos... até cores de sombras, dicas de maquiagem e como dobrar lençol de elástico, além de váaaarias receitas guardadas!

Me lembrei de uma excelente opção de presente católico e a escolha estava feita. Um lindo e delicado livro personalizado de orações que ainda vem com espaço para escrevermos... assim você não vai precisar de guardar um monte de papel anotado dentro da bíblia. Eu gosto de ter uma listinha com alguns nomes que rezo sempre, claro que não me esqueço de quem são, mas assim ficam ali protegidos... A Ana Laura já estava duas vezes na listinha. A primeira por ser minha prima e a segunda porque fui madrinha de casamento dos pais dela, tenho essa lista especial de afilhados!

O livrinho é feito a mão pela Eleanor, na cor que você escolher e vem com uma plaquinha de prata gravada o nome do presenteado... Um mimo! São mais de 60 orações ilustradas!!!


Espero que vocês gostem da dica. Eu amei!

P.S As fotos foram retiradas do site http://eleanor.com.br/quem-somos eu pensei em tirar algumas na hora da Crisma, mas era tanto louvor (graças a Deus) que não conseguimos esperar a crisma acabar completamente, pois um bebê em formação dá muito sono!!!

domingo, 24 de novembro de 2013

Shantala - Eu amo massagem e você?


Shantala é um livro escrito pelo médico e professor aposentado da Universidade de Paris, Frédérick Leboyer. Ele nós fala e mostra em uma linguagem clara e lúdica a importância da massagem para os bebês através de uma cena presenciada em Calcutá na Índia. Onde uma mãe, chamada Shantala massageia seu pequeno bebê com toda a simplicidade e sabedoria que existe em uma mãe.

"A massagem dos bebês é uma arte
tão antiga quanto profunda.
Simples, mas difícil.
Difícil por ser simples.
Como tudo que é profundo."
Frédérick Leboyer

O livro ensina o passo a passo de uma massagem completa que deve ser feita do primeiro ao quarto mês de nascimento, mas é claro que você não precisa parar no quarto mês... Esse período é fundamental pois é quando a criança ainda não se movimenta sozinha e a massagem a ajudará a se sentir melhor, retirando aquela sensação de mal estar de quem só fica deitado, praticamente sempre na mesma posição. Mas por que esperar um mês? Você não precisa esperar um mês para fazer leves massagens no bebê, mas o ideal é não tocar nem na barriga nem no rosto antes disso. Se o bebê tiver com gazes ou intestino preso você pode pressionar levemente as perninhas contra o abdômen algumas vezes, mas massagear ainda não é aconselhado.

Algumas considerações sobre a técnica:
- O bebê deve estar totalmente despido em um ambiente quente, pois ele não deve sentir frio, 24 graus é uma excelente temperatura, e a massagem pode ser feita no sol.
- A massagem deve ser feita com óleo previamente aquecido (nunca use o micro-ondas).
- O óleo deve ser natural e nunca mineral. (No brasil aconselha-se o uso do óleo de amêndoas e o de camomila)
- O bebê deve estar em jejum, ou seja, não pode ser feita depois de mamar.
- O melhor horário é o da manhã, mas pode ser repetida à tarde antes de dormir.
- O ideal é que a massagem seja acompanhada do banho para completar o profundo relaxamento.
- Cada vez a massagem vai sendo mais detalhada e demorada, chegará a ter a duração média de meia hora...

O livro traz uma sequência: peito, braços, mão (adoro massagem nas mãos), barriga, pernas, pés, costas e rostos e depois algumas massagens com movimentos como se estivéssemos torcendo e esticando o bebê. É tudo muito simples e bem explicado, é um livro que recomendo, mas você pode seguir os seus instintos para massagear seu bebê. Meu marido nunca fez nenhum curso ou leu algum livro e nunca recebi massagens tão boas quanto as dele.

"Nutrir a criança?
Sim.
Mas não só de leite.
É preciso pegá-la no colo.
É preciso acariciá-la, embalá-la.
E massageá-la.

É necessário conversar com a sua pele,
falar com suas costas
que têm sede e fome,
como sua barriga."
Frédérick Leboyer

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

1ª consulta do pré-natal


Ontem foi a minha primeira consulta de pré-natal e antes mesmo dela começar já estávamos com as emoções a flor da pele. Minha obstetra atende dentro da maternidade e enquanto estávamos esperando duas gestantes chegaram para o parto. Uma delas andava calmamente com as pernas quase abertas, respirando pausadamente, parecia que estava colocando em prática tudo que aprendeu sobre respiração e tranquilidade... Mas a outra chegou literalmente quase parindo... gemia, gritava, fazia força e cara de pânico! A pressão do meu marido começou a cair e eu comecei a chorar... A única coisa que eu conseguia imaginar era eu ali me preparando para ter o meu bebê, imagino que esse sim deve ser um momento único, nada comparado a notícia do positivo ou a qualquer outra! Deve ser a razão maior da nossa existência!

Na hora da consulta antes de perguntarmos qualquer coisa a médica foi pouco a pouco nos falando sobre a gravidez.

Sono e cansaço:
Estamos gerando uma vida, o bebê até a 16ª semana está sendo formado e isso gasta muita energia. Mesmo quando estamos deitadas estamos fazendo um bebê... por isso esse cansaço o tempo todo, essa moleza no corpo. O metabolismo fica a mil e a progesterona nas alturas... Perdi peso mesmo comendo muito bem.

Pele e cabelo:
É normal a pela da grávida ficar mais ressecada, por isso é muito importante uma boa hidratação e beber muita água. Segundo a Dra. durante a gravidez o cabelo não perde nem os fios que perderiam normalmente (comigo não está assim, estou quase careca) e que quando o bebê faz 03 meses todos aqueles cabelos que seriam perdidos pouco a pouco diariamente caem...

Atividade Física:
Para quem já pratica atividade física e tem a liberação da médica pode continuar, eu não estou dando conta, fiz algumas poucas aulas de hidro e 10 min de esteira a 3km/h são suficientes para trazer a sensação que corri uma maratona! Depois de 03 meses vou tentar fazer ioga e body balance, e quem sabe não consigo voltar para o ballet!

Seios:
O ideal é hidratar bastante os seios, sem passar creme na aréola. Tomar sol nos seios por 10 minutos e depois do banho passar a toalha. Como o meu já cresceu bastante a médica me aconselhou a dormir de soutien.

Exames e acompanhamentos:
O pré-natal é mensal e alguns exames serão feitos dos os meses como toxoplasmose, glicose, TSH, T4 e hemograma. Depois de formado o bebê começa a absorver o ferro da mãe para utilização e também para armazená-lo, já que o leite materno não contém ferro. Conclusão: é importante ter uma alimentação bem nutritiva e tomar vitaminas sintéticas se necessário. O bebê como armazena ferro para os primeiros seis meses de vida pode ser alimentado exclusivamente com leite materno durante esse período.

Enjoo e mal estar:
O excesso de hormônios de líquidos dentro do organismo trazem juntos uma estranha sensação de mal estar que pode minimizado se a gestante se alimentar a cada 02 horas, não misturar sólidos com líquidos e evita alimentos que contenham farinha branca, polvilho ou açúcar.

Prisão de ventre:
É uma queixa comum entre as gestantes pois o intestino não faz os seus movimentos peristálticos usuais durante a gestação. No meu caso, como estou bebendo muita água e comendo muita fruta não tive problemas. Mas a Doutora aconselha supositório de glicerina, minha sugestão é comer bastante mamão, ameixa seca e beber muita, muita água.

Humor:
Ela delicadamente falou ao meu marido que uma gestante vive um TPM avançada e mudanças no humor são normais e devem ser recebidas com muito amor e paciência do companheiro! Eu até estou mais tranquila, mas valeu o recado...

Meu exame foi muito bom, eu e o bebê estamos bem, minha pele está bastante hidratada e ela me sugeriu fazer acupuntura e drenagem para aliviar o inchaço e as tensões.

P.S. Drenagem só deve ser feita antes de 16 semanas se seu médico autorizar e por um profissional bem qualificado.

P.S.2. Quando ao floral, que comentei no post passado, me ajudou bastante. Ainda não estou 100%, mas já estou bem melhor.

Foto: www.mustela.com.fr

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Floral, será que vai resolver?


Há exatamente uma semana estou péssima... Meu corpo não está entendendo o que tem acontecido com ele e não está aceitando a ideia do slow motion... Eu que sempre fiz mil coisas ao mesmo tempo e quase tudo a 220 km/h agora estou lenta, sonolenta e dorminhoca...

O problema é que meu corpo está acostumado ao movimento... e ficar deitada é quase um suplicio! Não tenho posição, já briguei com a cama e com o travesseiro.... Minha orelha dói quando deito e o mal estar aumenta.

Sábado resolvi passar uma mensagem para a minha médica, pois parecia que eu estava com algo preso na garganta (tipo um arroto que não sai), pensei em tomar algo para a azia, mas a sugestão dela é DRAMIM B6, socorro! Tenho trauma de dramim e só de pensar em tomar algo que vai aumentar o meu sono, prefiro continuar passando mal!

Hoje de manhã conversando com minha querida prima que acabou de ter bebê ela comentou que colocou umas gotinhas de floral na banheira... um estalo!!! FLORAL, como não pensei nisso antes?

Eu já tenho 02 anos de casada e quase metade de tudo que tenho ainda está na casa da minha mãe, dentro de caixas, pois ela já se mudou algumas vezes e minhas coisas já foram e voltaram... E meus livros de florais? Onde estão?????

Resolvi encomendar o Rescue enquanto não acho meus livros, para ver se melhoro um pouco.
O Rescue é a combinação de 05 flores usado para casos de emergência (Rock Rose: traz calma e coragem, Impatiens: ajuda a acalmar as ideias, Cherry Plum: para manter o controle, Star of Bethlehem: devolve o reconforto e Clematis: retira essa sensação de confusão trazida pelos enjoos). Como meus livros estão fazendo falta! Lembro que em um deles tinha um capítulo inteiro sobre gestação e seus males...

Talvez eu devesse acrescentar Walnut na formula, me ajudaria a superar todas essas mudanças, mas deixa para uma segunda dose!

Estou louca para começar a tomar o rescue e ver o resultado, sempre percebi resultados imediatos em mim e nas pessoas ao meu redor que tomavam florais. Agora é esperar a minha mãe trazer para mim, pois como tenho tido tonteiras acho arriscado sair dirigindo por ai!

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre os florais no site do Dr. Edward Bach tem uma parte toda em português.

Foto retirada do site: http://www.bachcentre.com/pt/florais_bach/index.php

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A encantadora de bebês - EASY, do nascimento até 06 semanas

Seguindo o conselho de uma amiga estou aproveitando agora para ler os livros interessantes sobre bebês e anotar tudo importante para ser colocado em prática daqui a pouco!


Segundo o livro encantadora de bebês de Tracy Hogg e Melina Blau, a criança, assim como qualquer animal ou ser humano precisa de uma rotina para organizar-se... E como preparar essa rotina?

Fácil (ou difícil), não tem segredo e o livro traz o passo a passo mastigado. Basta decorar essa sigla EASY, ou seja Eating (alimentação), Activity (atividade), Sleep (sono) e You (você), para mim vai ser mais fácil me concentrar em MAMAR, MOVIMENTAR E DORMIR!!!

Uma outra sugestão do livro é fazer anotações sobre o bebê, anotações diárias. Horários que mamou, dormiu, acordou, sentiu cólicas, chorou, o comportamento das fezes... O melhor é ter um caderno exclusivo para isso. Vai ajudar muito ao pediatra na hora das consultas e você a entender e estabelecer uma rotina para o seu bebê.

Vou separar a postagem de acordo com o tempo sugerido no livro para facilitar a minha vida na hora da consulta.

1ª fase do Mamar, movimentar e dormir - As primeiras 06 semanas

Guia rápido de alimentação*

PRIMEIRO DIA: amamentar 05 minutos em cada seio, sempre que o bebê quiser.
SEGUNDO DIA: amamentar 10 minutos em cada seio a cada duas horas.
TERCEIRO DIA: amamentar 15 minutos em cada seio a cada duas horas e meia.
ATÉ 06 SEMANAS: amamente 45 minutos em apenas um dos seios por vez a cada 2:30/3:00. O bebê deve dormir entre 04 e 05 horas durante a noite, dependendo do peso e do temperamento

Um dia típico de uma criança de 04 semanas (intervalo de 03 horas)

7:00 Mamar
7:45 Trocar a fralda, brincar e conversar com o bebê
8:15 Vista o bebê e coloque-o no berço. Ele pode demorar uns 15 minutos para tirar a primeira soneca da manhã.
8:30 Dormir

10:00 Mamar
10:45 Trocar a fralda, brincar e conversar com o bebê
11:15 Vista o bebê e coloque-o no berço, segunda soneca da manhã
11:30 Dormir

13:00 Mamar
13:45 Trocar a fralda, brincar e conversar com o bebê
14:15 Vista o bebê e coloque-o no berço
14:30 Dormir

16:00 Mamar
16:45 Trocar a fralda, brincar e conversar com o bebê
17:15 Soneca rápida por uns 45 minutos, para que o bebê descanse antes do banho
17:30 Dormir

18:00 Mamar, primeira refeição robusta (mais detalhes na pág 96 do livro)
19:00 Dar banho, vestir o pijama e cantar uma canção de ninar.
19:30 Dormir

20:00 Mamar, segunda refeição robusta e coloque-o diretamente no berço

22:00 Mamar, refeição dos sonhos. Você alimenta o bebê com luz apagada até ele adormecer. Estimule a o lábio inferior do bebê com o dedo mindinho antes de oferecer o seio, para estimular a sucção. Depois de mamar o bebê estará tão relaxado que você poderá colocá-lo no berço sem arrotar.
 
* Esse guia é sugerido no livro para bebê que pese 2,6 Kg ou mais no nascimento. O Livro traz também a sugestão de quantidade para a mamadeira e como lidar com problemas como prematuridade, icterícia, peso da criança ou outros problemas relacionados à amamentação.

Observação do livro: O EASY NÃO funciona à noite. Depois que você dá o banho no bebê e o coloca para dormir, basta verificar se ele tem bastante pomada contra assadura no bumbum. Não o acorde para fazer atividades. Se ele acordar com fome, alimente-o e coloque-o de volta para dormir. Não troque nem a fralda, a menos que o ouça fazendo cocô ou sinta o cheiro.

Observação minha: Acho que vou querer dar banho no bebê de manhã também, pelo menos para mim, o banho de manhã me deixa mais disposta.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

1º ultrassom - 06 semanas


Ontem fizemos o primeiro ultrassom e estamos esperando um bebê, sim apenas um! é uma sensação estranha pois o baby é ainda tão pequeno... 3mm, parece uma pedrinha de brilhante (foi assim que definiu o médico) achei uma definição alegre e delicada! Pois não há nada mais precioso que um filho.

Estou tão acostumada a ver os bichinhos tendo filhotes, as plantas florindo e crescendo, mas quando é comigo não acho tão normal assim! Parece mágico uma sementinha de 3mm poder crescer... e um dia ter vontades e características próprias. É PLENO, É MÁGICO, É A VIDA, CRESCENDO DENTRO DE MIM.

Vamos agora a parte técnica, o bebê tem 06 semanas, 3mm e já está com 108 batimentos por segundo, não ouvimos o coração ainda, mas o aparelho já detecta a pulsação. Ouvi o famoso barulho do útero. Hoje acabei de saber que existem aplicativos para celular que reproduzem esse som ajudando a acalmar os bebês na hora de dormir.

Segundo o laudo do ultrassom o saco gestacional se encontra íntegro com trofoblasto homogêneo (não me pergunte o que é isso, não faço ideia), apresentando em seu interior saco vitelino e eco embrionário com BCE presentes (108BPM), CCN de 3mm, correspondendo a gestação de 06 semanas. Ou seja, parece que está tudo bem. Com 16 semanas já é possível saber o sexo do baby... então agora é só esperar e ficar mais quietinha até o bebê completar 03 meses!



 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Vitamina D - outra vez

No Globo repórter de 25 de outubro fui mais uma vez convencida a tomar sol, com protetor solar no rosto é claro! Além de fornecer ao organismo a quantidade necessária de vitamina D ele é muito importante para nos sentirmos vivos!


Eu estava devendo mais um post sobre a Vitamina D, eu já tinha falado um pouco mais sobre a Vitamina D, mas ainda não tinha comentado aqui no blog o resultado do exame de sangue após tomar o suplemento da vitamina.

O primeiro exame foi feito em 27/05/13 a vit estava 17,2 ng/ml, ou seja, deficiente. Em 03/06 comecei a tomar 08 gotas de Depura pela manhã e em 28/06, a tomar capsulas de óleo de fígado de bacalhau... Até tomei sol alguns poucos dias, mas acredito que o resultado seja responsabilidade do óleo de fígado com o único frasco de DePura que tomei. O exame de 13/08/13 foi excelente, 30,9 ng/ml, suficiente!!!


O Globo repórter fala que além da vit D ser responsável pela absorção do cálcio ela também ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, e outras doenças como diabetes e doenças autoimunes. Segundo a reportagem, a falta de vit D em crianças pode causar o raquitismo.

A reportagem é ótima, mas não concordo com o médico quando perguntam quem deve fazer o exame para checar a vit D. Minha resposta seria: TODO MUNDO DEVE CHECAR SE O NÍVEL DE VITAMINA D ESTÁ ACIMA DO RECOMENDADO!

Continuo tomando as capsulas de óleo de fígado de bacalhau, agora em quantidade menor. Em um mês farei novamente o exame para ver se é suficiente um pouquinho de sol associado ao óleo de fígado de bacalhau.

sábado, 2 de novembro de 2013

Como nasce a inteligência - Revista Isto é 28/08/13


Indo para a minha segunda lua de mel recebo da aeromoça a revista Isto é com a seguinte chamada na capa "Conheça os fatores que, desde a vida uterina até os primeiros anos após o nascimento, irão influenciar o nível do QI para o resto da vida - Saiba o que fazer para que seu filho seja mais inteligente."

Achei a matéria bem interessante e deixei a revista guardada para reler o artigo quando eu engravidasse.

A reportagem nos traz resultados de pesquisas que revelam que a alimentação e inclusive a obesidade dos pais geram impacto na inteligência das crianças, mas e agora? o que fazer?

A vida uterina e os primeiros anos de vida são decisivos para a evolução do intelecto. Eu sempre amava a frase da Dra. Gillian McKeith "Você é o que você come", mas amei mais ainda a frase da Pat, do crianças na cozinha "Você é o que seus pais comem" e faz todo sentido!

Segundo a reportagem, o que as mães devem fazer?

1- Ingerir pelo menos 150 mg de iodo por dia. Onde está presente o iodo? Cabeça de frango, bacalhau, salmão, leite, ovo, bacon, rim..

2- Manter taxas adequadas de vitamina D, estou tomando o óleo de fígado de bacalhau e pretendo manter até depois que parar de amamentar, fazendo os controles através do exame de sangue, é claro!

3- Controlar o peso antes da gravidez e durante também!

4- Praticar atividade física moderadamente, consultando sempre o médico primeiro (em alguns casos é aconselhado que até o terceiro mês a mamãe fique mais quietinha).

5- Aumentar o consumo de proteína durante a gestação (eu aumentei quando virei tentante).

6- Consumir ômega 3 na gestação e fornecê-lo à criança como parte da alimentação na primeira infância.

7- Prolongar o aleitamento. Nos testes de QI, os bebês que mamaram por mais de seis meses obtiveram desempenho 30% superior.

8- Aumentar  o tempo de sono durante a gestação e também o período de sono do bebê (amei esse item, tenho morrido de sono depois do almoço).

9- Estimular o contato da criança com animais de estimação, o Du agradece!

10- Procurar um médico antes de tentar engravidar para se planejar, tomar ácido fólico e checar como estão os hormônios da tireoide. Essa dica é minha e não da revista, mas a considero essencial.

Reportagem de Capa da revista Isto é 28/08/2013