domingo, 25 de agosto de 2013

Dicas de etiqueta para visitar um recém nascido - do Blog Ask Mi

Pesquisando na net algumas dicas de enxoval descobri o Ask Mi e me apaixonei. Essa semana foi publicado um post muito importante. É sobre dicas de etiqueta na hora de visitar um bebê.

Fiquei louca para visitar a Helena, bebê da minha querida Juls, no hospital... e fiquei na dúvida se deveria ir. A última coisa que queremos é atrapalhar alguém em um momento tão único!!!

Pensei em mim mesma, quem eu gostaria que estivesse no hospital, quem eu gostaria que fosse na minha casa... Achei excelentes as ponderações do Ask Mi que fiz um ctrl C, ctrl V para vocês.


“* Devo visitar o baby na maternidade ou quando eles voltarem para casa? Isso vai depender da intimidade que vc tem com a mãe! Se é uma grande amiga sua ou da mesma família, é interessante que vc vá ao hospital, demonstra carinho e amor pelo novo bebê! Mas fique atenta: algumas mulheres preferem não receber visitas enquanto estão no hospital! Procure descobrir antes. Outra dica é não fazer a visita no dia do nascimento.

* Posso levar flores para a mamãe no hospital?  Eu não aconselho. Nem todos os médicos gostam que a parturiente fique com flores no quarto, acreditam que não faz bem à saúde dela e do bebê. Eu, que sou fã de flores, recomendo que elas sejam enviadas para a casa da mamãe e do bebê, assim que ela sair do hospital.

* Quanto tempo deve durar a visita? Se vc não for da família, programe-se para fazer uma visita de "médico". Costumo dizer que um tempo bom é menos de meia hora. Primeiro que tanto a mamãe quanto o bebê devem estar querendo descansar. Além disso, quando a grávida faz cesárea, não é recomendado que ela converse muito, evitando dores abdominais (= gases).

* Qual presente levar? São várias as opções de presentes para nascimento do bebê! Aqui, um fator que conta muito é o que vc está disposto a gastar x o grau de afinidade. Existem vários presentes fofos e com preço bom (fraldinhas personalizadas, pijaminhas, toquinhas, bolsinha térmica, kit necessaire), basta pesquisar. Uma boa dica são os presentes personalizados, que demonstram muito carinho pelo baby. Fique atenta: algumas medalhinhas e brinquinhos de ouro podem ser mais baratos que alguns vestidos ou roupinhas.

* Existe algum horário que seja melhor fazer a visita? Na verdade existem horários que NÃO se deve fazer a visita! Lembro-me de duas visitas que recebi que me marcaram muito pelo horário escolhido: uma amiga que chegou na maternidade às 8:40 do dia seguinte do parto e outra que decidiu ir às 21 hs!! Gente, vamos combinar que ninguém merece receber pessoas nesses 2 horários? Ah sim, é sempre aconselhável enviar uma mensagem no celular do papai ou de alguém da família para avisar que vc está chegando! Se for momento de amamentar, respeite e, mesmo que insistam, fique aguardando no corredor para deixar a mamãe e bebê tranquilos.

* Posso pegar o bebê no colo? Ao menos que a mamãe ou o papai ofereçam, a resposta é NÃO! Nunca peçam para carregar o bebê.

* Se tiver lembrancinhas e docinhos, posso levar? Espere que alguém lhe ofereça, lembrando-se de pegar somente uma lembrança, nada de levar para pessoas que não estejam presentes, a não ser que a mamãe faça questão ou lhe entregue algumas a mais.

* Fique atenta quanto ao teor da conversa e perguntas. Normalmente a mamãe estará cansada e super sensível. Não é o momento ideal para ficar fazendo perguntas sobre o parto, sobre como está sendo a amamentação, tipo do parto ou peso do bebê. A não ser que ela toque no assunto! 

* Higiene e cheirinhos: Antes de entrar no hospital ou maternidade, lave as mãos e, se tiver disponível, use álcool em gel. Deu vontade de pegar na criança? Escolha o pezinho, melhor lugar! Outra coisa, procure não passar perfumes ou hidratantes na hora da visita, isso pode enjoar a mamãe ou deixar o lugar com "seu registro". rs  Ah sim, fique atento  quanto aos cheiros de cigarro ou bebida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário