sexta-feira, 7 de março de 2014

Gestação X Alimentação X 35 (quase 36) anos

Posso contar nos dedos todos os doces que comi nesses seis meses de gestação... mas tenho ficado apavorada com o exame de glicemia que farei na próxima semana! É muito comum diabetes gestacional em gestantes acima dos 30.

Semana passada no pré-natal meu marido falou com a obstetra que chupei 03 picolés de chocolate na gravidez, como se isso fosse um crime! O verão foi intenso, nem sempre chupar gelo aliviava a minha vontade de sorvete, me dei o direito de chupar algumas poucas vezes picolé... Mas e se o exame der positivo? e se meu marido estiver certo e eu estivesse errada em chupar os picolés?

Posso assegurar uma coisa, comi muuuuuuuuuuuuuuuuuito menos do que eu tive vontade de comer, alguns dias eu tinha quase delírio de tanta vontade de tomar refrigerante (normalmente eu não tomo, considero um veneno) e não bebi!

Acho que o assunto que mais tem me preocupado na gestação é ALIMENTAÇÃO! O que comer? O que não comer? Além dos alimentos importantes e proibidos, existem os que me tem me dado dor de cabeça (como qualquer coisa que tenha alho) e aqueles que fico louca querendo...

Foi diminuir um pouco nos alimentos ricos em ferro que minha ferritina caiu para 18,5. O ferro serrico ainda está bom, 111. Mas como a ferritina é o primeiro sinal de que o ferro vai cair entrei na dieta do feijão...

Hoje no almoço comi feijão preto e bebi um copo de água com limão, no lanche da tarde colocarei couve e laranja no suco... e assim vou fazer até o fim da gestação. Comer todos os dias 02 alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em vitamina C, pois ajudam que o ferro seja melhor absorvido organismo.

Quanto ao açúcar não é simplesmente cortar o doce, é importante não adoçar os sucos e chás, e evitar alimentos industrializados. Olhe a quantidade de açúcar em um único copo de suco de caju comprado pronto, 25 gramas! É muita coisa!!!





2 comentários:

  1. Ei, Thati!
    Não se preocupe! O tanto que você é cuidadosa, tenho certeza que o exame vai estar dentro do normal!! :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na torcida! Beijos e muito obrigada pelo carinho.

      Excluir