terça-feira, 6 de agosto de 2013

Papinha de bebê

Esta semana vou à casa de uma grande amiga para prepararmos a primeira papinha da Lara. Depois coloco aqui no blog como foi! Como sempre fui louca por sopas achei que não seria nenhum quebra-cabeças para mim, pelo contrário seria um enorme prazer!


Fiz uma pequena pesquisa, somei ao que acumulei durantes esses mais de 20 anos fazendo sopinhas e vou compartilhar com vocês as informações que já mandei para duas leitoras do babycenter... Espero que vocês gostem!


É importante lembrar sempre que quanto maior a variedade de alimentos o bebê comer, maior a variedade de vitaminas e nutrientes ele estará ingerindo.

No início você deve usar apesar 01 carboidrato, 01 proteína e 02 vegetais refogados em um pouco de óleo e quando já estiver bem refogadinho acrescentar água filtrada ou caldo caseiro, nunca cubinhos. Com o tempo você deve acrescentar um pouquinho de cebola, salsinha e cebolinha para temperar. Por falar em tempero o ideal é no início não usar sal e ir com o tempo colocando bem pouquinho, para não viciar o paladar do bebê.


Algumas sugestões de ingredientes

óleo para refogar: óleo de canola, azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco (NÃO USE NUNCA MARGARINA!) O ideal é cada vez usar um tipo de gordura diferente e bem pouquinho como por exemplo 01 col. de chá.

Carboidratos: batata, mandioca, cenoura amarela (batata baroa), cará (inhame), batata doce, arroz integral, etc. (O arroz integral deve ser deixado de molho por pelo menos 06 horas em água filtrada e depois lavado, essa dica é da Pat do blog “Crianças na cozinha”)

Proteína: carne (eu gosto muito do músculo por ser bem saboroso e pouco gordo, mas é bom variar sempre), frango, peixe, lentilha, ervilha, feijão ou grão de bico (os grãos, como o arroz integral, devem ser deixados de molho por pelo menos 06 horas antes de cozinhar)

Vegetais: abobrinha, chuchu, espinafre (muito rico em ferro), brócolis, abóbora, tomate, agrião, beterraba, cenoura, acelga, vagem, etc.


Alguns alimentos especiais:

OVO - aos 07 meses o bebê já pode comer gema de ovo e a clara apenas após 01 ano! É um alimento muito nutritivo, principalmente se for ovo caipira.

MEL - a ANVISA recomenda que crianças com menos de 01 ano de idade não consumam mel, para prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Segundo o site não existem restrições ao consumo de mel por crianças com mais de 01 ano e a adultos sem problemas de saúde relacionados à flora intestinal... Conclusão: NÃO ACHEI NENHUMA RESTRIÇÃO QUANTO À GESTANTE COMER MEL!

LEITE – como eu tenho intolerância à lactose acho que não darei leite ao meu bebê, vou optar pelo leite de amêndoas ou pelo leite de coco.

OBSERVAÇÕES:
É muito importante dar sempre preferência a ingredientes frescos e sem agrotóxicos.


As receitas de caldo caseiro que faço são adaptadas do livro “Panelinhas – Rita Lobo”.

Lembre-se sempre que cada bebê é único e pode ter restrição a algum alimento, é muito importante seguir sempre as instruções passadas pelo médico.

IMPORTANTE: O LEITE MATERNO É UM ALIMENTO COMPLETO E NATURAL, ADEQUADO PARA QUASE TODOS OS RECÉM-NASCIDOS. O IDEAL É QUE ATÉ OS 06 PRIMEIROS MESES DE VIDA DO BEBÊ ELE SEJA DADO COMO ALIMENTO EXCLUSIVO.

Algumas receitinhas minhas como exemplo...
Receita 01
Ingredientes:
01 pedaço pequeno de mandioca, 01 abobrinha, 01 cenoura e 01 pedaço pequeno de peito de frango cortado em cubinhos.

Modo de fazer:
Corte a mandioca, a abobrinha e a cenoura em pedaços bem pequenos e refogue em um colher de chá caprichada de óleo de coco, quando os legumes já estiverem dando caldinho acrescente os cubos de frango e água filtrada (ou caldo caseiro) até cobrir todos os ingredientes e passar mais um dedinho. Deixe cozinhar até ficar tudo bem mole. COZINHAR SEMPRE COM FOGO MÉDIO PARA FRACO!

Da primeira vez você deve tirar o frango e amassar bem amassadinho com o garfo, esperar ficar morninho e dar para o bebê. é NATURAL que o bebê cuspa, faça cara feia e rejeite a papinhas nas primeiras vezes, depois ele vai se acostumando.

Depois você pode desfiar esses cubinhos de frango junto da papinhas amassada e dar para o bebê.
Para agregar sabor você pode colocar uma pitadinha de sal, um pouco de coentro e cebolinha para cozinhar junto com os outros ingredientes.

Receita 02
Ingredientes:
01 cenoura amarela de bom tamanho, um pouco de carne moída (aproximadamente 60 g), e um punhado de espinafre.

Modo de fazer:
Refogar a cenoura amarela picada bem pequena e a carne moída em 01 colher de chá de azeite de oliva, quando já estiver dando caldinho acrescentar água filtrada (ou caldo caseiro), o espinafre bem picadinho e cozinhar em fogo baixo até tudo estar bem mole. Amassar bem com o garfo, esperar chegar a temperatura adequada e dar para o bebê.

Receita 03
Ingredientes:
1/4 de xíc de feijão (o ideal é colocar de molho na água na noite anterior e lavar bem antes de colocar para cozinhar), 01 chuchu, 01 batata pequena.

Modo de fazer:
Refogar a batata e o chuchu picados bem pequeno (retirar a parte branca do meio do chuchu além da casca) em 01 col. de chá caprichada de manteiga, quando estiverem dando caldinho acrescentar o feijão e a água filtrada (ou caldo caseiro) e deixar cozinhar em fogo baixo até o feijão ficar bem cozidinho. Depois é só amassar com o garfo, chegar na temperatura adequada e dar para o bebê.




9 comentários:

  1. Gostei das dicas. por enquanto só estou dando ao meu baby alimentos que soltam o intestino, pois ele constipação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drica,
      Você já dei água de ameixa? Ou vitamina da água de ameixa, ameixa e leite de coco caseiro? São muito bons para regular o intestino! Vale dar mamão diariamente também! Beijos
      P.S. A água de ameixa basta colocar 50ml de água filtrada com duas ameixas secas para descansar durante a noite, essa aguinha no dia seguinte faz milagres!

      Excluir
  2. Amei as dicas... Minha bebê ainda e RN só leite materno. Mas ja me preocupo com o futuro, assim estou aprendendo para quando chegar a hora da papinha fazer uma comidinha bem fresquinha e gostosa para ela.
    Parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas... Minha bebê ainda e RN só leite materno. Mas ja me preocupo com o futuro, assim estou aprendendo para quando chegar a hora da papinha fazer uma comidinha bem fresquinha e gostosa para ela.
    Parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Leite materno é um alimento maravilhoso, possivelmente o melhor de todos! Fico feliz de saber que você gostou.
      Beijos e muito obrigada pelo carinho

      Excluir
  4. Inicie a papinha doce hoje :-)
    E ja estou pensnando na salgada...uma duvida, o frango tb precisa ser processaso para nao ficar pedacinhos, certo?!
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O frango não precisa ser processado basta cozinhá-lo bastante... Hoje fiz caldo de frango aqui em casa e a carne quase desmanchou.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá,amanhã irei iniciar a papinha, tem alguma receita com abóbora cabutiá, gostaria de iniciar com ela, o que acha?Grata Augusta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Augusta, Receita pronta não, mas cozinharia a abóbora com quase nada de tempero (um pouco de salsinha, cebolinha e quase nada de sal) e no fim do cozimento colocaria algumas folhas de espinafre. Acho que deve ficar uma delícia. Beijos

      Excluir