quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cuidado com os seios

foto: mustela
Não importa se a pessoa já teve mil filhos, nenhum, está grávida ou nunca vai ficar... todo mundo tem uma opinião para dar sobre qualquer assunto quando o assunto é amamentação.

Foi assim, ouvindo e analisando cada opinião que adquiri uma rotina de cuidado com os seios pois quero MUITO amamentar e também quero que seja o mais tranquilo possível.

Primeiro passo: Nem está relacionado com a amamentação, mas tenho hidratado os seios diariamente para evitar estrias e manter a firmeza, escolhi o specific support bust da Mustela, sim é um creme caro, mas considerando que uso desde o dia que descobri que estava grávida e faltam apenas 02 meses para o Gu nascer, 01 tubo vai dar e sobrar! Na minha opinião vale cada centavo. É muito importante hidratar apenas os seios e não a aréola para não afinar a pele. Outra coisa muito importante é USAR SUTIÃ 24 HORAS POR DIA, daqueles bem firmes para sustentarem bem a mama.

Segundo passo: Fortalecer os bicos do peito. Eu comecei passando a toalha com movimentos circulares e delicados, diariamente, 10 x para cada lado em cada peito. No início o bico foi avermelhando, ficando sensível e acabou machucando um pouco... É importante mesmo com o incômodo continuar passando a toalha. Quando a toalha já não estava fazendo mais efeito nenhum e os bicos já estavam completamente recuperados comecei a passar bucha vegetal, com movimentos circulares e suaves, diariamente, na hora do banho. Claro que dessa vez o machucado foi um pouco maior, passei um pouquinho de cicaplast* para ajudar na recuperação, mas não interrompi com a bucha. Hoje continuo passando a bucha e não sinto mais nada.

SOL: É excelente tomar sol para fortalecer o bico, mas nem sempre temos tempo ou local para isso. Eu recortei em uma camiseta colorida apenas o bico e quando consigo fico 5 minutos na janela. A diferença é instantânea, a cor do bico muda na primeira exposição ao sol.

Eu ouvi vários conselhos e resolvi fazer assim, mesmo várias pessoas falando que a bucha ou a toalha não iriam resolver, pois todas as vezes que vou a praia consigo caminhar por muito mais tempo na areia que meu marido pois ele quase não anda descalço e acho que com a amamentação será a mesma coisa, um bico sofrido vai aguentar melhor um bebê mamando. Outra coisa que ouvi bastante era usar jaqueta jeans sem sutiã, mas como não quero correr o risco de ficar com os seios caídos acho que a toalha e a bucha cumprem a função da jaqueta.

* Não use o cicaplast se estiver amamentando, eu usei pois é a pomada que tenho usado em qualquer machucado ou picada de mosquito e ainda faltava muito tempo para eu começar a amamentar. Na verdade não use nada sem antes consultar o seu médico, a minha me falou para passar lansinoh, mas como sou alérgica á lanolina ficou pior e recorri por conta própria ao cicaplast.

10 comentários:

  1. Olá! Tudo bem? Me chamo Luise, tenho uma filhinha de um mês e meio e lendo o teu post lembrei de comentar uma coisinha. Espero que não te importes com mais um "conselho", na verdade é mais um relato da minha experiência. Realmente, tem muita gente dando palpite sempre e nunca sabemos o que levar em conta, mas o meu é meio óbvio. Eu é que não percebi a tempo e por isso resolvi te alertar pra ver se te ajuda. Passei o Mustela também nos seios durante toda a gestação. Não saiu uma estriazinha sequer, nem na barriga! Fiquei toda felizona! Daí quando a Nina nasceu, deixei de usar todos os cremes, com medo dela ingerir sem querer. E também porque com um nenê recém nascido em casa, a última coisa que pensava era em passar hidratante. Mas depois de uns 5 dias de amamentação, que foi quando começou a descer o leite propriamente dito, os meus peitos simplesmente duplicaram de tamanho! De um dia pro outro! Como eu não tava mais passando creme nenhum, amanheci com duas estrias em cada peito! Fiquei super chateada porque eu realmente tinha me cuidado muito! Voltei a usar o Mustela umas duas vezes por dia mas fico numa neura de limpar bem o seio antes da Nina mamar. Talvez até tenha outro produto mais específico para passar depois do nascimento.
    Era isso... Bom finzinho de gravidez pra ti! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luise,
      Amei a dica!!! A Mustela tem uma linha para depois do parto sim, já está dentro do meu armário e para os seios a Weleda tem um óleo que previne as estrias e deve ser usado durante a amamentação.
      Muitíssimo obrigada pelo carinho!
      Beijos
      P.S. Eu já estava pensando em comprar apenas um sutiã próprio para amamentar e só comprar outro depois imaginando que o tamanho poderia mudar... Agora, com o que você falou, farei isso com certeza.

      Excluir
  2. Olá, podem me ajudar?!
    Onde compro esses cremes?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, em qual cidade você mora?
      Aqui em Belo Horizonte eles são vendidos na drogaria Araujo, mas você consegue comprar pelo amazon também.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá thatiana, encontro em qualquer Fármacia esse Mustela? Sabe mais ou menos o valor dele?

    ResponderExcluir
  4. Olá thatiana, encontro em qualquer fármacia esse Mustela ? E o valor, sabe quanto custa mais ou menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainara, não sei se em qualquer farmácia, mas nas maiores sim! Inclusive acho que tem também no site beleza na web, mas o preço eu não sei, acredito que seja algo em torno de uns 80,00
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, a minha filha completa 3 meses semana que vem, e a melhor coisa que fiz por ela foi participar de um curso de gestantes, a palestra sobre amamentação foi ótima. A melhor coisa que ouvi " você está aprendendo a ser mãe e ela aprendendo a ser filha". Não é fácil amamentar no início, tem que ter paciência, e o peito dói mesmo no ínício, mas não existem leite fraco, quanto mais amamenta mais leite tem, e não existe receita pronta. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Angela! Acho que deve ser a melhor que ouvi também... Vou levá-la para sempre. Beijos

      Excluir