domingo, 3 de agosto de 2014

Caiu o umbigo!

"A queda do coto ocorre normalmente entre o quarto e o vigésimo dia, podendo, em alguns casos, ultrapassar trinta dias, sem que haja necessidade de qualquer intervenção." retirado daqui!

No caso do Gustavo (brinco que ele é menino criado com vó, já que a minha mãe tem me ajudado muito e nos primeiros dias apenas ela trocava a fralda, e logo, tratava o umbigo) o umbigo demorou mais de 03 semanas para cair.

A minha mãe, no início, achava que o álcool absoluto machucaria a pele dele e economizava na aplicação do álcool na base do umbigo. Depois que fomos a segunda consulta do pediatra e recebemos a visita da Tia Patrícia (grande amiga e ex-namorada do meu pai) ela começou a acreditar que quanto mais álcool na base do umbigo mais rápido o umbigo secaria sem machucar o Gustavo ela intensificou o trabalho e começou a colocar o álcool a cada troca de fralda.

Mas afinal de contas, como é esse cuidado com o umbigo? Pode ou não tomar banho antes dele cair?
Antigamente as pessoas não molhavam o bebê até o umbigo cair, mas hoje em dia isso não é mais um problema. (Apesar de uma amiga que mora nos EUA ter me dito que lá eles não banham o bebê na água até a queda do umbigo). O cuidado é manter o umbigo limpo e seco e a cada troca de fralda colocar álcool absoluto na base para ajudar o umbigo a secar. Depois do banho também é necessário fazer a limpeza da base com cotonete embebecido no álcool e esperar que ele endureça completamente e caia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário