terça-feira, 19 de agosto de 2014

Eu e minha cicatriz

Semana passada tive minha consulta com a obstetra para me tirar do resguardo, resguardo que segundo ela não segui a risca...

Durante a consulta ela elogiou a cicatriz e me perguntou: -Ficou ótima, né? Quase não dá para ver... Eu, um pouco sem graça, contei para ela que ainda não tinha tido coragem de ver nem de encostar na cicatriz! Como assim? A cicatriz está tão boa que merecia até uma foto no blog, foi o que ouvi da médica.

Não tenho nenhum problema em ter uma marca na barriga, seja ela pequena, invisível ou grande, mas tenho muita aflição de pensar que ali teve um corte e pontos. No dia seguinte do parto, ainda no hospital, a médica chegou e me disse que eu deveria lavar bem a cicatriz na hora do banho com água e sabão, enxaguar muito bem, secar o local e que a enfermeira me faria o curativo, que o ideal era eu tirar o micropore na hora do banho, lavar bem o local e repetir todo o procedimento pelo menos a cada 03 dias. Eu imediatamente falei que não tiraria o micropore e pela cara que fiz minha irmã perguntou se eu queria que ela lavasse o corte para mim na hora do banho. Claro que não, nem ela, nem eu, nem ninguém!

Como não tive opção passei bastante sabão nas mãos, fiz uma grande quantidade de espuma e passei sem sentir o local. Ao sair do banho pressionei a toalha levemente e pronto! Foi tudo que fiz até retirar os pontos 10 dias depois do parto.

No dia de tirar os pontos foi bastante aflitivo, pedi até anestesia, claro que minha irmã que me levou e a médica riram de mim pois até o parto eu queria sem anestesia... A médica colocou o micropore depois e me sugeriu para seguir a mesma rotina antes indicada e nunca por mim feita.

Uns dias depois eu estava conversando com a Sheila e ela disse que não era bom eu manter a cicatriz tampada e me indicou uma pomada kelo-cote, para usar diariamente depois do banho... Pedi minha irmã para comprar a pomada, muito cara por sinal e na hora do banho resolvi tirar aquele esparadrapo. Era como um procedimento cirúrgico! Fechei os olhos, me apoiei na parede do box e pouco a pouco fui tirando o esparadrapo. Depois enxuguei levemente e coloquei quase 1 kg de pomada para que entre meu dedo e a cicatriz tivesse pomada o bastante para que eu não tocasse no corte... Eu chamo assim de corte ou cicatriz apesar do meu marido dizer que ali já não existe corte ou cicatriz. Mesmo com muita aflição enfrentei a gastura e usei a pomada.

Continuo a usar o kelo-cote diariamente depois do banho. Segundo a médica o ideal é que eu use até uns 03 meses ou que eu coloque o micropore e com uma borracha eu faça levemente em cima da cicatriz um movimento de apagar, como se eu apagasse algum texto... claro que não tenho a intenção de fazer, mas quem sabe?

Pode até parecer um drama para alguém que queria parto natural, mas tenho problemas com cortes. Tenho uma cicatriz quase invisível no dedo que não tenho coragem de encostar. Fazer o quê? Talvez seja a maior razão que eu queria fugir de uma cesária, era impossível imaginar que eu poderia ser cortada e costurada.

P.S. É visível que não tenho feito revisão nem relido os post, mas prefiro escrever algo bem informal e cheio de erros que não escrever. Vocês me perdoam, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário