quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Caldo de carne caseiro - a base de tudo


Como qualquer pessoa que gosta de cozinhar, já imagino o momento que o Gu comece a tomar sopinhas e claro, penso bastante nelas.

O mais importante em uma sopa, para mim, é que além de saborosa e nutritiva ela não contenha conservantes nem ingredientes artificiais.

Eu sempre uso caldos caseiros, antes eu variava muito entre o de carne, frango e legumes, mas hoje tenho feito apenas o de carne (tomei tanto caldo de frango na gestação que o cheiro me enjoa) o de legume uso apena quando a receita é muito especifica, já que o de carne dá para ser usado quase sempre, é muito saboroso e resulta uma carninha desfiada que faz muito sucesso aqui em casa.

Vou colocar a receita aqui no blog pois tenho passado receitas para várias pessoas e muitas delas o caldo caseiro é um dos ingredientes, como para qualquer caldo, molho madeira ou risoto.

Ingredientes:

1 Kg de músculo picado em pedaços médios
6 litros de água
1 cebola grande picada em 04
2 folhas de louro
1 tomate italiano picado em 04
1 cenoura grande picada em rodelas de 3 cm
1 ramo de manjericão
1 punhado generoso de salsão picado em pedaços médios

Modo de fazer:

Coloque a carne para cozinhar por 03 horas em fogo bem baixo, depois acrescente os outros ingredientes e deixe cozinhar por mais 03 horas.
Quando estiver frio basta coar o caldo e usar.
Ele pode ser conservado na geladeira por até 03 dias e no freezer por até 03 meses.

A carne eu desfio e coloco em sopas, caldos, saladas ou uso para fazer panqueca.

P.S. Quando faço brócolis, couve ou espinafre uso os talos no caldo também
P.S.2. Trocar o músculo por ossobuco também é uma excelente opção, adoramos aqui em casa!
P.S.3. Minha panela de fazer caldo tem a capacidade de 9 litros, é de aço inox e apropriada para caldo, então ele praticamente cozinha sem levantar fervura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário