domingo, 12 de maio de 2013

Educação Francesa


No último dia primeiro, a revista Veja publicou uma reportagem que deu o que falar. Eles escreveram sobre as manhas infantis. A reportagem, além da opinião de especialistas brasileiros, traz uma entrevista com Pamela Druckerman, a autora do best-seller "Crianças Francesas não fazem manha". Ela é uma jornalista norte-americana que mora em Paris e que se encantou com o comportamento das crianças francesas.

Fiquei sabendo do livro em um blog que amo "La Cucinetta" e comprei-o imediatamente, achei excelente a leitura e as considerações. Acho que vale a pena para mamães, futuras mamães ou qualquer pessoa que queira uma leitura boa e leve. A autora compara bastante os hábitos estadunidenses aos franceses.

Como minha caçula e única irmã mora em Paris pude conversar muito sobre o livro com ela e sua percepção é a mesma. AS CRIANÇAS FRANCESAS SÃO BEM MAIS EDUCADAS QUE AS NOSSAS!!! Ela acha incrível como as mães deixam as crianças soltas enquanto brincam nas praças ou quando andam pelas ruas (as crianças vão tranquilamente na frente dos pais e esperam por eles na hora de atravessar). Na maioria das vezes elas são educadas e silenciosas.


Conclusões principais que tirei com o livro:
  • Respeite seu filho (tente entender o ponto de vista dele);
  • Tenha poucas regras, mas rígidas e deixe o seu filho ser livre;
  • Converse com ele sobre tudo (gostei quando ela fala que devemos sempre apresentar uma visita ao bebê e explicar para ele quando o estamos levando a algum lugar novo);
  • Ensine-o a ser educado (a falar bom dia, boa tarde, até logo, por favor e obrigada);
  • E agora o PULO DO GATO... Você não precisa atende-lo imediatamente. Principalmente quando ele estiver dormindo. Às vezes seu bebê vai fazer algum barulho ou choramingar, espere cinco minutos antes de ir em direção ao berço, quem sabe ele não está apenas se acomodando!
Claro que essas são observações minhas, que ainda não tenho filho. Ela trata também muito sobre horários e alimentação, assuntos que sempre preocupam aos pais.

4 comentários:

  1. Tati, achei bem interessante o tema do blog, esse é um lugar para as mamaes darem sua opiniao e contarem suas experiencias, permitindo assim que outras mamaes tenham mais informacoes para tirarem suas duvidas.
    Essa é a funcao da internet, a troca de informacoes.
    parabens, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Essa foi a minha intenção, compartilhar minhas persepções e dúvidas. beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Tati,

    Muito bom e verdadeiro, percebi isso na Alemanha, como as crianças são educadas.
    Depois quando fui para Portugal pude perceber a diferença de educação, já no voo, crianças correndo e gritando, sem limites.
    Muito bom o texto.
    Bjos
    Déia

    ResponderExcluir
  4. Mto Legal, Thati!
    Têm mtos pais precisando aprender mto mesmo, viu?
    Bjos!
    Amanda Moreira

    ResponderExcluir