segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Poder dos Sucos


Recebi vários e-mails de pessoas perguntando sobre o suco de salsinha que escrevi no outro post. Algumas pessoas me pediram a receita, outras queriam saber os benefícios da salsinha e teve até gente comentando que a salsinha é boa para quem quer engravidar.

As pessoas que convivem comigo sabem minha paixão pelos sucos, mas quero aproveitar e contar como tudo começou. Desde de bebê minha mãe preparava suco de cenoura com beterraba na centrifuga para mim... Sempre gostei muito de sucos de frutas e vitaminas, mas tudo realmente começou em 2004 quando eu estava na sala de espera de um consultório e lá estava o livro que mudaria minha vida e minha saúde. O PODER DOS SUCOS DE JAY KORDICH!

Minha consulta demorou quase uma hora para começar e eu achei ótimo, quase devorei o livro! Saí dali e fui imediatamente comprar um livro daquele para mim e uma centrifuga, pois a da minha mãe já estava há muitos anos sem usar e eu nem sabia se a dela ainda funcionava...

Me lembro perfeitamente que a última vez que estive gripada foi em 2004, quando a Sabrina estava grávida da Pri (minha linda afilhada!!!) e veio me visitar no Brasil. Depois disso nunca mais... Os sucos naturais feito na centrifuga, sem água e sem açúcar têm tantas vitaminas que desde que me casei meu marido também nunca mais teve dor de garganta nem gripe!

Faço entre 2 ou 3 vezes na semana suco de centrifuga aqui em casa, nossos sabores preferidos são abacaxi e laranja com pimentão, sim pimentão vermelho ou amarelo e fica uma delícia... (Essa dica nem foi do livro, mas de uma cliente que eu tinha quando trabalhava em uma loja de biquínis)

Quando eu e o Luiz começamos a namorar ele tinha colesterol alto e pesquisei no livro se tinha algum suco que o ajudasse e foi aí que descobri a salsinha. O suco indicado para reduzir o colesterol é feito de maça, cenoura, gengibre e salsinha... o sabor é péssimo, principalmente para mim que não gosto de gengibre nem de salsinha, mas ele achava uma delícia e eu fazia sempre... O livro fala que a salsinha estimula a tireoide, então comecei a tomar o suco sem reclamar tanto... Depois eu comecei a misturar a salsinha com outras coisas como no suco de abacaxi.

No livro o autor ensina a fazer suco ou de frutas ou de verduras separadamente e fala que apenas a cenoura e a maça são alimentos coringas que podem ser misturados de qualquer maneira... Eu como não vi muita lógica para isso e adoro macarrão à bolonhesa (contrariando a teoria que proteína não combina bem com carboidratos) acabo misturando tudo...

Nossos sucos preferidos:

Na centrifuga
- Abacaxi - quando é orgânico lavo bem e retiro apenas a coroa, quando é comprado em supermercado lavo bem e tiro a casca. Não existe melhor remédio para a garganta que o abacaxi, mesmo quando já está arranhando é só comer muito abacaxi ou tomar o suco puro na centrifuga que a garganta melhora... às vezes faço abacaxi com hortelã, abacaxi com salsinha e quando está esfriando abacaxi com laranja, para fugir da gripe!

- Laranja com pimentão - No começo eu usava 05 laranja descascadas e 1/4 de pimentão vermelho (para 02 copos grandes), hoje uso 05 laranjas e 01 pimentão (amarelo ou vermelho). Às vezes coloco uma maça e um pouco de hortelã... fica delicioso

- Maça com cenoura - É o suco mais indicado pelo livro, mas como acho muito doce acabo não fazendo muito.

- Maça com beterraba - detesto beterraba, então é uma boa maneira para beber o que não como.

P.S. Se você encontrar melão orgânico não deixe de provar o suco com a casca e tudo, parece um mel!

No liquidificador
- Melancia - coloco um pouquinho de água para ajudar a bater e uma colherinha de açúcar mascavo. Depois é só coar e beber. É uma delícia, muito refrescante e acaba sendo o meu suco de domingo quando compro melancia no sábado.

- Limonada - depois que parei de tomar adoçante não faço muito pois é um suco que precisa de muita açúcar para ficar doce, mas é a única maneira do Luiz comer cara/inhame.  01 limão orgânico bem lavado partido em 04, meio cara/inhame sem casca (ou até 01 inteiro se ele for pequeno) 02 copos de água e 02 colheres de sopa de açúcar orgânico. É só bater, coar e beber.

ah... Amo suco de laranja exprimido na hora também, faço quase toda semana.

Como a quantidade de fruta no suco é grande nós tomamos sempre no café da manhã, assim temos o dia todo para gastar as calorias.

Quanto a salsinha ajudar a engravidar já ouvi falar no chá da raiz da salsinha em jejum e conheço inclusive quem já tenha engravidado assim!!! Tomara que eu não precise testar.

"... A presença abundante de clorofila no suco de salsinha metaboliza o oxigênio na circulação sanguínea, purificando-a, ao mesmo tempo que limpa os rins, o fígado e o trato urinário. Acalma distúrbios digestivos, uma vez que estimula a ação das enzimas digestivas, ativa os movimentos peristálticos e induz a evacuação. É excelente fonte de provitamina A (beta-caroteno), beneficiando os olhos, o sistema capilar, a glândula que produz a adrenalina e a tireoide. É, também, rica em potássio, enxofre, cálcio, magnésio e clorina. O suco de salsinha é "verde" e nunca deve ser tomado puro ou em quantidades maiores do que 60g." Trecho retirado do livro - O poder dos sucos.

14 comentários:

  1. Thati!! Amamos sucos assim. Abacaxi também é a grande pedida aqui em casa, especialmente com acerola (daí nem precisa adoçar, por causa do abacaxi, fica no ponto). Também faço de goiaba, bem cremosinho. Nada de açúcar em quase 100% dos sucos. No de limão às vezes coloco, mas as crianças já entraram na onda. Acho que logo tenho novidades... Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Amei as sugestões... Sou apaixonada por goiaba e por acerola também... Beijos

      Excluir
  2. Adorei conhecer esse livro, vou comprar. Hj fiz suco de couve com limão, mas ficou horrível, acho que coloquei muita couve.

    Beijoooo sou a Patiolguins do Babycenter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati,
      Que bom vê-la por aqui! A couve realmente tem um sabor muito forte. Se você fizer na centrífuga te recomendo 01 laranja, 02 maças e 1/2 folha de couve, para começar... Vai ficar mais gostoso e você estará ingerindo ácido fólico na veia! Pode até colocar um pouquinho de hortelã também...
      Beijos e seja muito bem vinda

      Excluir
    2. Vou comprar uma centrífuga hoje mesmo Thati, lembro qdo era pequena meu pai fazia suco de cenoura, beterraba e até de tomate e era uma delicia, estava acostumada a tomar muito chá, mas agora com a gestação minha nutricionista cortou, fico um pouco perdida e muitas vezes tomo água no café da manhã, tenho espremedor de laranja, mas o suco dessa fruta é muito calórico neh??

      Beijo e Parabéns pelo blog.

      Excluir
    3. Amamos o suco de tomate aqui em casa! No início o meu marido achava estranho, hoje ele adora!!! Depois de centrifugado o tomate, coloco um pouquinho de sal, pimenta do reino (moída na hora) e espremo com a mão mesmo um limão... É delicioso. O Suco de laranja não é muito light, mas tomando no café da manhã você tem o dia todo para queimar, faço uma vez por semana.
      Beijos e muito obrigada

      Excluir
  3. Aiaiai meu marido ainda não comprou minha centrífuga, desse final de semana não passa! Eu sigo uma dieta acompanhada por nutricionista, nunca fui muito de doce, mas agora na gravidez sinto muita falta, durante a semana consigo me controlar, mas chega sexta a tarde.... acabei de tomar um copo de todyy bemmmm quente com bolo e biscoito recheado, nossa muito bom, mas fico com a consciência pesada. Vc segue dieta Thati??

    ResponderExcluir
  4. Ha ha ha meu marido acabou de chegar do trabalho com a minha centrífuga, que fofo! Bora inaugurar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia... O Mais gostoso é abacaxi! Depois vc me conte com qual inaugurou.
      Eu não sou de doces também não, mas no fim de semana sempre faço bolo para o meu marido (chocolate, cenoura ou nozes com iogurte) e às vezes eu como... Como é no café da manhã eu não fico culpada não!!! Mas sempre malhei muito. Essa última vez que eu fui ao endócrino eu estava 6kg acima do peso, mas o problema era a tireoide, não há regime que resolva... Ele falou que depois que ela se regularizar em 08 semanas eu volto ao normal!
      Mesmo não gostando de doces eu sou muito gulosa! Então tento dar preferências a alimentos saudáveis e feitos em casa. Amo sopa de legumes e faço sempre, acho que ajuda a balança não subir mesmo se faço alguma extravagância. Você conheçe o site Crianças na cozinha? Ele tem várias dicas para a alimentação de gestantes.
      Já até falei sobre ele aqui http://maisquenovemeses.blogspot.com.br/2013/06/novidades-de-paris-e-um-novo-blog-para.html
      Beijos e fique com Deus

      Excluir
  5. Oi Thati, inaugurei com cenoura, couve e maça... humm delicioso!!! Eu treino há 3 anos, se eu não treinar uso 34, treinando vou ao 36, não gosto de ser magra :( Qdo engravidei parei de ir a academia por um mês e emagreci 3 kg, pego muito pesado e graças a DEUS ganho massa e definição muito rápido assim como perco tb :( O meu medo não é de gordura na gravidez, mas sim das estrias. Vou dar uma olhadinha no site. Obrigada pela dica. Uma dúvida vc já está grávida?

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Oi Thati, inaugurei com cenoura, couve e maça... humm delicioso!!! Eu treino há 3 anos, se eu não treinar uso 34, treinando vou ao 36, não gosto de ser magra :( Qdo engravidei parei de ir a academia por um mês e emagreci 3 kg, pego muito pesado e graças a DEUS ganho massa e definição muito rápido assim como perco tb :( O meu medo não é de gordura na gravidez, mas sim das estrias. Vou dar uma olhadinha no site. Obrigada pela dica. Uma dúvida vc já está grávida?

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati, Deve ter ficado divino!!! Ainda não falei sobre isso aqui no blog, mas se você puder consumir produtos orgânicos, além de terem melhor sabor, fazem muito bem à saúde!!! Eu já tive problemas para ganhar peso também, mas usava 36. Hoje uso 38 e preciso ficar de olho na comida!!! Eu ainda não estou grávida. Quando fui fazer os exames para começar a tentar minha tireoide estava desregulada (inclusive uma das razões para a balança não estar ajudando)e a minha vit. D baixa. Dia 12 de Agosto vou refazer os exames e se estiver tudo 100% começo a tentar! Quanto as estrias, lembre-se que a pele precisa estar hidratada por dentro e por fora, eu tomo água de coco umas 3x por semana e é maravilhoso!!! Beijos e fique com Deus

      Excluir
  7. Essa tireoide é uma praguinha neh, conheço uma moça que tem a hiper, nossa ela é tão magrinha que chega a dar dó. Meu sonho é chegar ao 38, estou com fé que depois da gravidez o quadril alargue um pouco :) Vou procurar os produtos orgânicos, obrigada.Estou na torcida por vc e se DEUS quiser vai dar tudo certo, eu confio nele!Nessa foto de perfil vc parece uma Miss, é no seu casamento?

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada pelo elogio Pati!
    É do meu casamento sim... Quando fiz o blog era uma das poucas que eu tinha no computador!!!
    Minha vida está nas mãos de Deus. Também confio muito nele, tomara que o tempo dele seja, pelo menos, parecido com o meu!
    Beijocas

    ResponderExcluir