quinta-feira, 25 de julho de 2013

Considerações da Toxoplasmose para saúde pública



Em todo o mundo cerca de 500 milhões de pessoas apresentam anticorpos de Toxoplasma gondii. Sua prevalência é maior em países de clima tropical e baixa em países de clima árido, já que o calor e a umidade favorecem a esporulação e a sobrevida do oocisto, a forma contaminante deste protozoário no ambiente.

Homens e mulheres se tornam infectados ingerindo cistos viáveis em carne crua ou mal passada, moluscos ou crustáceos marinhos crus, vegetais crus contaminados, água contaminada ou por ingerir oocistos esporulados em fezes de gatos recentemente infectados. Além disso a ingestão de leite de cabra não fervido pode ser uma fonte adicional de infecção em seres humanos.

Nos EUA e Chile estima-se que 50 e 57%, respectivamente, das infecções em gestantes foram adquiridas por ingestão de carne crua ou mal passada.

Tipicamente, gatos somente eliminam oocistos não esporulados no ambiente durante duas semanas após sua primeira exposição ao organismo e depois não eliminam novamente. Para se tornarem infectantes estes oocistos precisam esporular, um processo que necessita de 1 a 5 dias para ocorrer. A limpeza da caixa de areia diariamente elimina muito essa possibilidade, contudo essa limpeza diária deve ser feita preferencialmente por pessoas imunocompetentes e que não estejam gestantes. Porque as fezes não permanecem no pelo dos gatos, e oocistos também não parecem esporular neste ambiente, manusear o gato não é uma fonte de infecção. Pesquisas mostram que o risco de se tornar infectado por um gato que vive em apartamento é extremamente baixo.
 
 

Hábitos de higiene devem ser tomados para evitar qualquer tipo de contaminação, por isso as mãos devem ser lavadas após a limpeza de liteiras e após contato com solo. Todas as frutas e vegetais crus devem ser muito bem lavados antes da ingestão, carne crua não deve ser preparada na mesma vasilha ou com os mesmos talheres que serão preparados alimentos que vão ser ingeridos crus e gatos devem ser mantidos dentro de casa e alimentados com comida industrializada ou bem cozida. Caixa de areia de crianças deve ser coberta para evitar que gatos defequem nela.

O risco de infecção por contato com carne crua infectada é evitado por cozinhar a carne a uma temperatura maior que 67o C. Microondas nao matam todo o T. gondii. O congelamento da carne em freezers a – 12o C por no minimo 24 horas é um método efetivo para matar os organismos e as mãos devem sempre ser lavadas após a manipulação da carne crua.

O gato é considerado um grande vilão nesta cadeia de contaminação, isso é uma verdade em ambientes rurais, onde não há um controle sanitário eficiente, provocando a contaminação do solo e da água, e a condição de higiene da população é precária. Contudo nossos bichanos que vivem em ambientes urbanos são mais uma vez injustiçados, quando a falta de conhecimento epidemiológico é a principal causa deste preconceito contra esses nossos amigos, tão pouco compreendidos pela maioria que não os tem como uma companhia para lá de agradável.
 

 
Fonte: Infectious Diseases of the dog and cat 
 
Ana Leticia Ferreira Bicalho
Médica Veterinária
Clinica Veterinária São Francisco de Assis – BH
Tel: (31) 3292-9900
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário