quinta-feira, 21 de novembro de 2013

1ª consulta do pré-natal


Ontem foi a minha primeira consulta de pré-natal e antes mesmo dela começar já estávamos com as emoções a flor da pele. Minha obstetra atende dentro da maternidade e enquanto estávamos esperando duas gestantes chegaram para o parto. Uma delas andava calmamente com as pernas quase abertas, respirando pausadamente, parecia que estava colocando em prática tudo que aprendeu sobre respiração e tranquilidade... Mas a outra chegou literalmente quase parindo... gemia, gritava, fazia força e cara de pânico! A pressão do meu marido começou a cair e eu comecei a chorar... A única coisa que eu conseguia imaginar era eu ali me preparando para ter o meu bebê, imagino que esse sim deve ser um momento único, nada comparado a notícia do positivo ou a qualquer outra! Deve ser a razão maior da nossa existência!

Na hora da consulta antes de perguntarmos qualquer coisa a médica foi pouco a pouco nos falando sobre a gravidez.

Sono e cansaço:
Estamos gerando uma vida, o bebê até a 16ª semana está sendo formado e isso gasta muita energia. Mesmo quando estamos deitadas estamos fazendo um bebê... por isso esse cansaço o tempo todo, essa moleza no corpo. O metabolismo fica a mil e a progesterona nas alturas... Perdi peso mesmo comendo muito bem.

Pele e cabelo:
É normal a pela da grávida ficar mais ressecada, por isso é muito importante uma boa hidratação e beber muita água. Segundo a Dra. durante a gravidez o cabelo não perde nem os fios que perderiam normalmente (comigo não está assim, estou quase careca) e que quando o bebê faz 03 meses todos aqueles cabelos que seriam perdidos pouco a pouco diariamente caem...

Atividade Física:
Para quem já pratica atividade física e tem a liberação da médica pode continuar, eu não estou dando conta, fiz algumas poucas aulas de hidro e 10 min de esteira a 3km/h são suficientes para trazer a sensação que corri uma maratona! Depois de 03 meses vou tentar fazer ioga e body balance, e quem sabe não consigo voltar para o ballet!

Seios:
O ideal é hidratar bastante os seios, sem passar creme na aréola. Tomar sol nos seios por 10 minutos e depois do banho passar a toalha. Como o meu já cresceu bastante a médica me aconselhou a dormir de soutien.

Exames e acompanhamentos:
O pré-natal é mensal e alguns exames serão feitos dos os meses como toxoplasmose, glicose, TSH, T4 e hemograma. Depois de formado o bebê começa a absorver o ferro da mãe para utilização e também para armazená-lo, já que o leite materno não contém ferro. Conclusão: é importante ter uma alimentação bem nutritiva e tomar vitaminas sintéticas se necessário. O bebê como armazena ferro para os primeiros seis meses de vida pode ser alimentado exclusivamente com leite materno durante esse período.

Enjoo e mal estar:
O excesso de hormônios de líquidos dentro do organismo trazem juntos uma estranha sensação de mal estar que pode minimizado se a gestante se alimentar a cada 02 horas, não misturar sólidos com líquidos e evita alimentos que contenham farinha branca, polvilho ou açúcar.

Prisão de ventre:
É uma queixa comum entre as gestantes pois o intestino não faz os seus movimentos peristálticos usuais durante a gestação. No meu caso, como estou bebendo muita água e comendo muita fruta não tive problemas. Mas a Doutora aconselha supositório de glicerina, minha sugestão é comer bastante mamão, ameixa seca e beber muita, muita água.

Humor:
Ela delicadamente falou ao meu marido que uma gestante vive um TPM avançada e mudanças no humor são normais e devem ser recebidas com muito amor e paciência do companheiro! Eu até estou mais tranquila, mas valeu o recado...

Meu exame foi muito bom, eu e o bebê estamos bem, minha pele está bastante hidratada e ela me sugeriu fazer acupuntura e drenagem para aliviar o inchaço e as tensões.

P.S. Drenagem só deve ser feita antes de 16 semanas se seu médico autorizar e por um profissional bem qualificado.

P.S.2. Quando ao floral, que comentei no post passado, me ajudou bastante. Ainda não estou 100%, mas já estou bem melhor.

Foto: www.mustela.com.fr

5 comentários:

  1. Oi Thatiana! Descobri a duas semanas que estou gravida, estou com 2 meses e mto feliz.. estarei te acompanhando por aqui..bjos Natália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda Natália! Será ótimo trocar figurinhas com você!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, Thatiana!

    Descobri seu blog através da Comunidade que frequentamos, Baby Center!!! Muito interessantes de bem detalhados seus posts. Bem informativos, mesmo! Você descreve as suas sensações e sinto que eu poderia ter escrito as mesmas coisas, estamos no mesmo barco!

    Sofri muito com a prisão de ventre e inclui além das frutas e fibras, sucos funcionais, como: sucos de clorofila que eu mesma preparo em casa! Estão surtindo um resultado positivíssimo!

    Sobre as estrias, mandei manipular um creme a base de óleo de semente de uva, óleo de rosa mosqueta. Minha dermatologista me disse que os óleos vegetais são extraídos das sementes de plantas e frutas, protegendo a pele contra a perda excessiva de líquidos, permitindo a respiração cutânea e assimilam a luz solar, portanto são os mais eficazes.

    Estou testando e estou gostando!!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vee, muito obrigada! Estamos todas no mesmo barco mesmo, acho essa troca de informação muito importante... Pelas informação e também para controlar a ansiedade! Quanto as estrias estou usando alguns cremes específicos e o óleo da Weleda que estou gostando muito! Na primeira semana de dezembro terei a consulta com a dermatologista! Quero fazer um post inteiro sobre estrias e vou amar se você puder ajudar.
      Beijos e muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
    2. P.S. Qual é a receita do suco?
      Beijos e mais uma vez obrigada

      Excluir