sábado, 2 de novembro de 2013

Como nasce a inteligência - Revista Isto é 28/08/13


Indo para a minha segunda lua de mel recebo da aeromoça a revista Isto é com a seguinte chamada na capa "Conheça os fatores que, desde a vida uterina até os primeiros anos após o nascimento, irão influenciar o nível do QI para o resto da vida - Saiba o que fazer para que seu filho seja mais inteligente."

Achei a matéria bem interessante e deixei a revista guardada para reler o artigo quando eu engravidasse.

A reportagem nos traz resultados de pesquisas que revelam que a alimentação e inclusive a obesidade dos pais geram impacto na inteligência das crianças, mas e agora? o que fazer?

A vida uterina e os primeiros anos de vida são decisivos para a evolução do intelecto. Eu sempre amava a frase da Dra. Gillian McKeith "Você é o que você come", mas amei mais ainda a frase da Pat, do crianças na cozinha "Você é o que seus pais comem" e faz todo sentido!

Segundo a reportagem, o que as mães devem fazer?

1- Ingerir pelo menos 150 mg de iodo por dia. Onde está presente o iodo? Cabeça de frango, bacalhau, salmão, leite, ovo, bacon, rim..

2- Manter taxas adequadas de vitamina D, estou tomando o óleo de fígado de bacalhau e pretendo manter até depois que parar de amamentar, fazendo os controles através do exame de sangue, é claro!

3- Controlar o peso antes da gravidez e durante também!

4- Praticar atividade física moderadamente, consultando sempre o médico primeiro (em alguns casos é aconselhado que até o terceiro mês a mamãe fique mais quietinha).

5- Aumentar o consumo de proteína durante a gestação (eu aumentei quando virei tentante).

6- Consumir ômega 3 na gestação e fornecê-lo à criança como parte da alimentação na primeira infância.

7- Prolongar o aleitamento. Nos testes de QI, os bebês que mamaram por mais de seis meses obtiveram desempenho 30% superior.

8- Aumentar  o tempo de sono durante a gestação e também o período de sono do bebê (amei esse item, tenho morrido de sono depois do almoço).

9- Estimular o contato da criança com animais de estimação, o Du agradece!

10- Procurar um médico antes de tentar engravidar para se planejar, tomar ácido fólico e checar como estão os hormônios da tireoide. Essa dica é minha e não da revista, mas a considero essencial.

Reportagem de Capa da revista Isto é 28/08/2013
 


8 comentários:

  1. Obrigada pela dica é sempre bom estar atualizada e saber o que realmente é bom pra nós e para nossos baby's.

    Bjks...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom artigo, e agora que estou grávida de nove semanas minha duvida era se posso tomar ômega três em cápsulas, e tbm saber qual é melhor pq existem diferenças, tem umas que na vdd são mais é enganação.....bem, mas é muito bom saber que ja da para ajudar nosso filho a ser mais inteligente antes mesmo de nascer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana,
      Eu não sou muito fã de vitaminas sintéticas não, por que você não tenta o óleo de fígado de bacalhau puro, ele contém vit D, A e ômega 3 sem perigo de ser ingeridos em excesso. Dá para comprar pelo amazon! Beijos

      Excluir
  3. Muito bom o artigo!! É bom guardar mesmo!! beijão Luiza

    ResponderExcluir
  4. Olá! Lendo sobre o Òleo de Fígado de Bacalhau, fala que é contra indicado para gestantes, nutrizes e crianças. O que vcs q já tomam te a me dizer? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não for puro não é bom tomar mesmo não. Qual foi a opinião do seu médico? Eu tomei e gostei muito! Mas aqui no Brasil não sei de nenhum confiável.
      Beijos

      Excluir
  5. Gostaria de saber qual a marca do Óleo de fígado de bacalhau que vcs tomaram? Li na internet que algumas marcas não são confiáveis, então fiquei na dúvida de qual comprar. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o primeiro que tomei minha irmã comprou na frança e amei! Até a minha vit D subiu, depois me recomendaram um americano não pasteurizado e não gostei muito não! Beijos

      Excluir