domingo, 16 de junho de 2013

Consultando o endocrinologista


Essa semana fui ao endocrinologista mostrar os meus resultados de exame, como vocês já sabem o meu TSH está acima do normal... Isso significa que estou mais cansada que o normal (ainda bem que ele não falou mais preguiçosa) e, com certeza, acima do peso.
Essa foi a única parte boa da consulta, assim que eu regular o meu hormônio meu peso deve cair!

O médico me explicou que até a oitava semana na barriga o neném não tem a glândula da tireoide formada e precisa utilizar a da mãe. Conclusão: enquanto eu não normalizar o meu TSH não é indicado que eu engravide. O médico aumentou um pouco a dose do remédio que tomo há 07 anos e em 08 semanas faço novamente o exame, se der um valor normal (para uma futura gestante o ideal é estar no máximo 2,5 micro UI/ML) estou liberada para encomendar o bebê!

Desde que descobri que tinha tireoidite de Hashimoto, em 2006, uma doença autoimune que na maioria das vezes é genética (acho que a minha é porque tanto a minha avó materna como tia têm) tomo um suco de salsinha que li que era bom para controlar a tireoide. Em 07 anos nunca tinha tido que aumentar a dose do remédio. Coincidência ou não, foi parar de tomar o suco e precisar aumentar a dose do remédio... Segundo o médico não tem nada comprovado no suco de salsinha que estimule a tireoide, mas EU não tenho dúvidas, voltarei a tomar o horroroso delicioso suco... (É só tampar o nariz e beber como remédio. Vale o sacrifício!!!)

Perguntei a ele também sobre a vitamina D e consegui algumas informações adicionais:
Um adulto precisa de 25.000 UI/semana de vitamina D, cada gota do DePura tem 200 UI e cada meia hora de sol sem protetor solar tem 2.000 UI. Como estou tomando 08 gostas da vitamina tenho que tomar meia hora de sol por dia. Nada fácil nesses dias corridos e que nem sempre fazem sol!
Ele me aconselhou a tomar sol e ainda disse que aquelas dermatologistas de pele de porcelana tem os ossos de porcelana também, é só cair que quebra.

Andei pesquisando sobre o óleo de fígado de bacalhau e acho que quero tomar. Vou perguntar a opinião da geriatra e da ginecologista, depois escrevo aqui no blog.

Tirando a vitamina D e o TSH está tudo ótimo. Minha glicose está muito boa e essa é uma preocupação do endocrinologista pois na gravidez após os 30 o risco de uma diabetes é maior. Mas como não sou fã de doces acho que não terei problemas.

Semana que vem é a vez do ultrassom e assim vai a minha preparação.

P.S. Acho que o bebê está louco para chegar, várias pessoas já sonharam com ele

7 comentários:

  1. Ei Tati, tudo bem? Esse post seu me chamou atençao... Estou gravida novamente meu TSH sempre foi normal e por isso não me preocupei, entretanto quando detectamos a gravidez o medico pediu, e ela estava um pouco acima do normal, ate assustei pois ela estava dentro do valor de referencia, mas ele falou que estava alta que o normal é ate 2,5 como citou acima... Estou gravida de 13 semanas e tomando o Eutyrox de 50 há 08 semanas.... O desenvolvimento do bebe está otimo! Como na primeira gravidez tive diabetes, procurei uma endocrino que me passou uma dieta. Tenho certeza que vai correr tudo bem. Beijos, parabéns pelo Blog e pelo zelo em fazer tudo direitinho para usufruir da melhor maneira desse momento mágico! Quando a novidade acontecer, me avise! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia!!! Tem baby novo chegando, parabéns! Tomar o Eutyrox é muito importante para você e para o bebê também. Você sabia que até a sétima semana o HCG alto já ajuda o neném quando a tireoide não está muito boa? Ou seja seu filhote ou filhota ficou protegido antes de você começar a tomar o remédio também.
      Beijos e que Deus abençoe muito vocês
      Obrigada por todo o carinho

      Excluir
    2. Não sabia, mas saber! Davi vai vir muito forte e lindo se Deus quiser! rsrs

      Excluir
    3. Bom saber Thati, não sabia! Davi vai vir muito lindo, forte e Saudável, se Deus quiser! Super beijo e obrigada.

      Excluir
  2. ei thati, lendo essa parte da torcida pelo nenem que voce quer encomendar, me dei conta de como estou envolvida.
    a gente comeca a lembrar de quando voces nasceram, as delicias que eram e os medos, principalmente com voce que foi aprimeira.
    eu tinha medo de tudo, porque nao sabia como fazer.
    eu ficava vigilante quase 24 horas.
    ter um filho é delicioso e nao tao perigoso como eu achava, o filho é de carne e osso e bem resistente.
    acho que é por isso que os avos curtem mais os netos.
    Com a Carol eu estava um pouco mais relaxada, mas acho que precisava ter uns 5 pra confiar que eles nao sao de porcelana.
    fico aqui na torcida ate o dia da noticia que me emociono so de imaginar.
    estou adorando os seus cuidados para encomendar o/a netinho/a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser por isso que a vovó Laura teve 05! mas eu estou super feliz com a minha SISTER... Muito obrigada por ser uma mãe tão cuidadosa e participativa!!! Acho que foi todo o nosso cuidado com o gato operado que fez o Luiz achar que vou tirar de letra ter um bebê. Beijos
      P.S. Acho melhor você se mudar para BH!!!

      Excluir
    2. PS2. Assine o seu nome quando comentar!
      beijos

      Excluir