terça-feira, 29 de julho de 2014

Tudo que não me falaram sobre AMAMENTAÇÃO

Antes de engravidar e durante a gravidez, ouvi as pessoas comentando que amamentar era complicado pois machucava bastante o peito, algumas pessoas me disseram que o bico rachava e o bebê mamava leite e sangue ao mesmo tempo... que feria, dava casca, feria... e era bem dolorido!!!

Me preparei ao máximo para evitar essas dores, mesmo ouvindo falar que nada resolveria!

Mas era só isso! Ninguém comentou dos outros problemas, algumas pessoas que não amamentaram me falavam de maneira muito simples, não tive leite, o meu bico não era adequado, o meu bebê teve refluxo... e ponto! Sem nenhum sofrimento na fala e eu pensava que aquela história era apenas uma opção para não amamentarem.

Eu tinha uma preocupação de como seria para o leite chegar e sempre me falaram para ficar tranquila, mas na hora da verdade não foi assim.

Eu estava na sala de recuperação depois da cesária e queria amamentar urgentemente, pois eu já tinha sonhado várias vezes que eu me esquecia de dar o peito e o Gustavo ficava quietinho com fome! Me lembro que as outras duas mães que tinham tido o parto anterior ao meu dormiam e eu estava na maca com meu pequeno ao lado tentando dar o peito. Eu apertava tanto que fiquei até com hematomas nos seios. Saia pouca quantidade de líquido (o famoso colostro) e o bebê mamava.

No quarto era a mesma coisa, mas as enfermeiras começaram a me apavorar, falaram que ele tinha fome (como assim? ele nem chora, e a reserva que nasce com ele?) e que o meu bico não era adequado à pega (pera aí, fui avaliada por duas especialistas e ninguém me falou isso! E além do mais ele está pegando o bico direitinho) elas falavam que ele pegava, mas não conseguia sugar... E lá ia eu apertando o peito!

Minha obstetra chegou e falou que não era nada disso, que o meu bico estava excelente e que o leite normalmente demora um pouco para descer mesmo e que com ele sugando o colostro ajudaria o leite a chegar na hora certa... que eu não tinha com o que me preocupar.

Mudança de turno no hospital e a segunda enfermeira me ajudou a colocar o bebê no peito, falou que tudo aquilo era normal e que pouco a pouco o leite desceria... fiquei mais tranquila até que vem outra enfermeira e sugere um complemento pois meu bebê podeira ter hipoglicemia se demorasse muito a se alimentar... (Como assim?) me falou que ele estava com fome e desidratado (mas ele me parece bem, e dorme bem!) Ele dorme porque tem fome... Entrei em desespero e pedi o leite em pó (aquela fórmula que para mim era comparável a um veneno... cheia de conservantes, estabilizantes, e em pó!)

Mal sabia eu, mas naquele exato momento tive pânico de não amamentar, de não ter leite, tive vontade de chorar... Minha obstetra chegou, me tranquilizou e falou que normalmente o leite desce no terceiro dia e que aquela pouca quantidade de colostro era suficiente para alimentá-lo, mas bastava uma careta para eu imaginar que ele estaria morrendo de fome!!!

Pedi a minha irmã para comprar uma lata do abominável complemente pois era hora da minha alta e não poderia ir para casa sem aquela droga de que eu já estava praticamente dependente. (apesar dele ter tomado apenas 30 ml no hospital)

Chegando em casa a Adriana que me ajudou com a consultoria reavaliou a minha mama e confirmou que não havia nada de errado com o meu bico, me tranquilizou e disse que amamentar é um aprendizado para a mãe e para o bebê!

No segundo dia em casa nada de leite ainda e a Adriana me sugeriu um remedinho! Foi uma maravilha...Tive leite a ponto de precisar tirar o peito para o Gustavo não engasgar... Foi ótimo, MAS tive reações ao medicamente e comecei a surtar... Ouvia vozes (mais precisamente ouvia choro de bebê), via luzes e me sentia estranha. Até que de sexta para sábado tive uma queda violenta de pressão acompanhada a uma crise de hipotermia, achei que eu fosse morrer! Ligamos para a obstetra no meio da madrugada... Tiramos todos os medicamentos (inclusive o anti-inflamatório e os analgésicos). Com as dores e a falta do remédio que ajudava a descer o leite ele voltou a faltar.

Como o Gustavo estava ficando nervoso na hora de mamar a Adriana sugeriu o bico de silicone para ajudar e tiramos o meu sogro da fila do cinema para trazer o milagroso bico! Foi instantâneo, coloquei o bico e ele mamou tranquilamente!

No dia seguinte nada de leite novamente. Mas graças a Deus minha fisioterapeuta sabe bem sobre amamentação veio me visitar viu que o problema não era a falta do leite e sim que ele não estava descendo, o problema era com a ordenha. Me fez algumas massagens e BINGO!! O leite desceu tranquilamente...

A novela não acabou, era dia de pediatra: o leite faltava; minha mãe ia sair: o leite faltava; algo me preocupava: o leite faltava...

O pediatra me passou um outro medicamento para ajudar a regular o leite. No primeiro e segundo dia o medicamento foi ótimo, mas agora já não faz mais efeito!!! Ele me sugeriu também retirar o bico de silicone, o que gradativamente consegui fazer mentalizando a frase do pediatra "compre essa briga"!!!

Ontem precisei complementar com o leite em pó 02 vezes (às 19:00 e às 22:00) e hoje de manhã tive tão pouco leite que antes de acabar de mamar meu bezerrinho reclamava que puxava e não vinha nada!!!!

Quiz fazer esse post para compartilhar o que passei e estou passando. Não amamentar me faz me sentir menos mãe, menos mulher, já chorei, estou comendo canjica diariamente (apesar de algumas pessoas falarem que só serve para engordar), estou tomando o chá da mamãe da Weleda...

Em alguns momentos penso em desistir, acho que vai ser menos estressante para mim e para ele... Mas sou consciente da importância do leite materno e embora não esteja mamando exclusivamente o meu leite NÃO VOU DESISTIR!!! O peito está dolorido, machucado e não tenho leite suficiente para o dia todo, mas não vou desistir. Pensei em fazer algumas sessões de acupuntura, tomar algum outro floral, ou tomar algum remédio de homeopatia. Dou notícias para vocês.



8 comentários:

  1. pois é flor, aqui também tem uma mãe desesperada que achou que o leite ia jorrar quando o bebe nascesse, mas não está sendo bem assim, Catarina nasceu no sábado e saí da maternidade desesperada pois nada de leite, meu coração está aos pedaços, eu que sonhei tanto com esse momento, uma das enfermeiras chegou a me dizer que para algumas mães isso nunca aconteceria, me corta o coração ter que preparar formulas para minha filha enquanto os meus seios estão enormes e deveria ser sua fonte natural de alimentação, já não sei o que fazer pra produzir leite e sei que quanto mais eu ficar ansiosa será pior, felizmente o seio começou a pingar alguma coisa e tenho orado a Deus para que jorre leite dos meus seios. Força e coragem pra ti e que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. O segredo é relaxar, dormir bem e tomar pelo menos 4 litros de água por dia.
    Boa sorte e muito leite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Ontem comecei a dormir melhor e realmente veio mais leite, mas não o suficiente para o meu bezerro esfomeado! água devo estar bebendo mais que isso!!! Beijos com um desejo de vários litros de leite

      Excluir
  3. Mães entendam, quanto mais o bebe sugar, mais leite vai produzir. Minha pequena está com 41 dias e só mama no peito. As fissuras, rachaduras e sangramento fizeram parte tambêm aqui. O que me ajuda muito é concha para amamentação. Ajuda o mamilo a cicatrizar e não o deixa raspando na mama. Só não pode deixar muito leite dentro senão vaza. O que seria interessante é estimular com a bombinha de esgotar, manual ou elétrica; pois é mais facildo que ordenhar na mão. Lembrando que o bebe deve abocanhar toda a areola e o mamilo deve ser limpo para remover a saliva apos cada mamada! Boa Sorte e muito leite pra nós!! Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Tereza,
      Tenho feito isso e realmente aumentou muito meu leite, mas ainda é pouco para a fome do meu pequeno! Obrigada pelas dicas.
      Beijos e, por favor, muito leite para todas nós!!!

      Excluir
  4. Tati, bebês choram muito e talvez nem seja fome. Entenda que somos mamíferas e produzimos leite sim, somos capazes! A sucção do bebê é que estimula a descida e a produção de leite. As vezes o leite demora até 7 dias para descer e o erro está em LA. Porque daí o bebê não suga = a mãe não produz leite suficiente. Não ofereça LA na mamadeira pois pode causar confusão de bicos, já que a sucção feita na mamadeira ou bico de silicone é totalmente diferente da sucção feita no seio materno. Experimente chupar a costa da mão e o proprio dedo para entender a diferença. Pesquise por GVA (grupo virtual de amamentacao). La ha informaçoes valiosas para lactantes, inclusive ha pessoas que estao passando pela mesma situacao que vc. Boa sorte e confie no seu leite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Thamyris! Eu realmente não deveria ter oferecido o LA na maternidade!!! Quanto a confusão com os bicos ele não pega mais o meu e com certeza é por causa da mamadeira, tenho que colocar o de silicone! Vou pesquisar esse grupo e tentar correr atrás do prejuízo! Beijos e muito obrigada pelo carinho

      Excluir