segunda-feira, 16 de junho de 2014

Bloco cirúrgico ou quarto personalizado?

Depois de passar o fim de semana achando que eu estava tendo contrações, fui ao pré-natal e descobri que se tratavam das famosas contrações de Braxton Hicks*, conhecidas também como falsas contrações ou contrações de treinamento. Ainda não chegou a hora!

Durante a consulta comecei com algumas perguntas de quem já está pensando na hora H!
- Será feita uma lavagem antes do parto? Sim, mas no próprio hospital assim que eu chegar.
- E eu não poderei comer mais nada? Na verdade nem comer e nem beber, pois quando se inicia o trabalho de parto todo o sistema digestivo para e seria perigoso o liquido ou a comida voltarem.
- Eu não quero anestesia, como vou suportar a episiotomia? podemos fazer apenas bloqueio local na hora de costurar, mas isso é na hora.
- Se eu tiver quantos cm de dilatação não precisarei fazer a episiotomia? A dilatação é do útero e o corte é vagina, são coisas diferentes, a episiotomia é para preservar a sua musculatura...
- Qual é a melhor posição na hora do parto? A que você se sentir melhor: deitada, sentada, de pé, de cocoras...
- E na hora das contrações, como eu vou saber que preciso fazer força para expulsar o bebê? A mãe sabe, normalmente não preciso falar nada, é um momento mágico e você não estará sozinha...

E várias outras perguntas até que me surpreendo com uma pergunta para mim, Você prefere ter o bebê no bloco ou na suite de parto humanizado??? Me explicou que na suite os pediatras não gostam muito pois não tem todos os recursos necessários caso o bebê precise de alguma coisa e no bloco é como se já estivemos dentro de uma UTI... e por aí foi a conversa.

Não me preocupei muito em resolver nada, onde o bebê vai nascer, na verdade, nunca me importou muito... Se em casa, no hospital ou no taxi. Quero que seja um parto tranquilo e que o bebê venha cheio de saúde, mas a ideia de um quarto com banheira, preciso confessar, me animou muito.

* Falsas contrações são as contrações que a mulher sente em razões externas ao parto. A barriga endurece quando nos levantamos bruscamente, quando a bexiga está cheia, se agachamos, carregamos peso, ou até mesmo quando o bebê se movimenta de maneira repentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário