sexta-feira, 6 de junho de 2014

Minha História com a Coqueluche... por Bruna Iasi

Minha Historia com a Coqueluche...
Bom gente, estou vendo que SP esta novamente em surto de Coqueluche e por isso resolvi vir dar o meu depoimento, pois antes de acontecer comigo, eu não acreditava que isso realmente ainda acontecia com alguém...
Nao fui orientada a tomar a vacina da Coqueluche quando estava gravida, e muito menos de vacinar qualquer adulto que tive mais contato com ela ate os dois meses de vida (tomamos esta vacina de pequenos, e quando ficamos adultos ela fica fraca... Nos adultos a coqueluche não e grave, parece apenas uma gripe, mas se contaminar um bebe pode ser fatal).
Lorena nasceu dia 12/04/2013, na ProMatre hiper saudavel. Depois de uma semana eu comecei a ter uma tosse chata. Tres dias depois, ela começou com a tosse... Porem, estavamos em surto de bronquiolite em SP e com muito medo de leva-la tao pequena ao PS... Enfim, com 17 dias ela foi parar no hospital e so não morreu pq Deus não quis... E olha que não sou muito religiosa, mas se não foi Deus, não tem outra explicação... Uma amiga minha fisio estava em casa fazendo fisio nela (achacamos que era brinquiolite, ela foi vê-la para entrar em contato com o pediatra apôs atendimento) e quando fui amamentar apôs a terapia ela ficou branca. Fomos correndo pro hospital e minha amiga fez respiração boca-a-boca nela no carro... Chegamos no PS, ela estava muito mal... Desidratou muito rápido e começou a entrar em choque hipovolemico, Tentaram 60 acessos de veia nela sem sucesso. Passaram cateter, intubaram e etraram com drogas pro coração bater melhor ja no PS. Quando fui na UTI para vê-la pela primeira vez, a medica foi clara: nunca vi um raio x de pulmão pior que este, serão muitos dias por aqui. E comecem a rezar, pq a situação e muito grave. Pra resumir: foram 4 dias incubada, 15 dias de UTI, 30 dias de hospital, alterações neurológicas na polissonografia, pausas respiratórias, anemia, dificuldade de ganho de peso, anticonvulsivo por 6 meses, tosses que a deixavam roxa a ponto de quase desmaiar...
Demoraram muito para diagnosticar a coqueluche, pois quando os exames de bronquiolite vieram negativos, ninguém fazia ideia do que ela tinha. Como eu comecei a tossir igual a ela, foi mais fácil de fazer o diagnostico. 

alta da UTI

Eu fui premiada, ela sobreviveu e como podem ver esta toda andante e serelepe (por milagre sem sequelas) com 1a 1m! 


Mas, o que peco para voces? Se conhecerem alguma gravida de terceiro trimestre que não se vacinou contra a coqueluche, por favor, orientem! Se o meu sofrimento servir para ajudar outras pessoas a não passarem pelos medos que passei (que obviamente ecoam na minha mente ate hoje... mas cada dia menos, afinal ela esta linda e hiper bem!) vai me fazer feliz!
um beijo a todas

2 comentários: