terça-feira, 24 de junho de 2014

39 semanas - Evolução do Gustavo


Acabei de fazer o ultrassom da 39ª semana. O médico falou que está tudo bem, o colo ainda estar fechado e a placenta grau 03. Apesar o Gustavo ainda estar se movimentando muito (o que o leve crer que pelo menos uns 02 dias ele ainda demore para nascer) ele pode nascer a qualquer momento! Já está completamente pronto e a oxigenação tanto cerebral quanto do cordão estão excelentes...

Essa conversa de nasceu com X Kg, Y cm é muito normal. A princípio o médico achava que meu baby nasceria com uns 2.900 kg, no máximo, excelente para quem quer um parto natural, sem episiotomia e sem anestesia, mas o tempo foi passando e esse peso já foi atingido! Gustavo está com 2.990 Kg e 50 cm.

Como as coisas mudam, outro dia ele era um pontinho e agora já está completamente pronto!!!

Achei legal fazer um comparativo de todos os ultrassons para relembrar de cada momento vivido. Me lembro que no começo, uns 03 dias antes do ultrassom eu ficava preocupada para saber se estava tudo bem, como estaria a evolução e a oxigenação... Mas agora, tenho estado tão tranquila que nem parece que a qualquer momento irei parir.

06 semanas - 03 mm
*11 semanas - 3,8 cm  e translucência nucal de 0,5 mm, ou seja, baixo risco para cromossomopatias
16 semanas - 16 cm e 140 g
*21 semanas - 26 cm e 451 g
24 semanas - 31 cm e 840 g
32 semanas - 41 cm e 1.585 kg
36 semanas - 46 cm e 2.440 kg
37 semanas - 48 cm e 2.710 kg
38 semanas - 49 cm e 2.910 kg
39 semanas - 50 cm e 2.990 kg

* A translucência nucal e o ultrassom morfológico são os dois ultrassons mais importantes de toda a gestação. Jamais devem devem ser esquecidos! Existem o momento certo para ser feito e caso não seja possível marcar pelo convênio, deve ser feito pagando o exame particular.

Outros exame que eu fazia mensalmente eram o acompanhamento da toxoplasmose, vit. D, hemograma, exame de urina, glicemia, ferro serico e ferritina serica, T4 livre e TSH.

Algumas vezes tinham outros exames específicos, todos esses acompanhamentos e controles são muito importantes para a saúde da mamãe e do bebê durante a gestação!


2 comentários:

  1. Parabéns! 39 semanas é um marco importante, tenho pedido a Deus todos os dias que minha Catarina não nasça antes do tempo, estou com 34 semanas e ansiedade a mil. Desejo que tenhas um excelente parto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho Pietra! Eu também ficava morrendo de medo do Gustavo nascer antes da hora... Com o passar dos dias a minha ansiedade foi diminuindo e agora, nem sei como, estou muito tranquila. Beijos e uma excelente hora para você.

      Excluir